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Pós-Graduação/Especialização em Educação Especial: Surdez e Perturbações da Linguagem
Quarta, 02 Abril 2014 13:06

Pós-Graduação/Especialização em
Educação Especial - Surdez e Perturbações da Comunicação

Coordenação: Professor Especialista João Casal

Informações de Funcionamento:

¨ Candidaturas - para proceder à Candidatura nesta Pós-Graduação é necessário preencher o impresso de Candidatura (disponível no link de Candidaturas) e entregá-lo na secretaria do ISCE, juntamente com o Curriculum Vitae (com comprovativos), Tempo de Serviço e Certificado de Habilitações com disciplinas discriminadas.

Horário: Regime pós-laboral

Nota: Os ex-alunos do ISCE estão isentos do pagamento da candidatura.

1. Apresentação do Curso
A atual situação do sistema educativo e as necessidades específicas que se tem vindo a sentir ao longo dos processos educativos dos alunos, tem vindo a realçar a importância e a dimensão da Educação Especial na assunção de respostas inclusivas que buscam o sucesso no quotidiano pedagógico.

Tradicionalmente os modelos de intervenção para alunos portadores de Deficiência Auditiva (Surdez / Perturbações da Linguagem) baseavam-se em modelos clínicos que se centrava no deficit auditivo e na sua reeducação. A perspetiva inclusiva levou à passagem a uma conceção interativa em que a Surdez / Perturbação da Linguagem é tão importante como a resposta que o contexto ambiental dá a esse deficit.

A Educação Especial, independentemente dos vários modelos e conceções de formação, necessita de técnicos/docentes com sólida formação especializada capazes de protagonizar mudanças e de contribuir para uma verdadeira escola inclusiva.

O curso agora proposto pretende, em termos académicos a atribuição do grau de pós graduação / Especialização, numa formação com incidência na aprendizagem do trabalho com a diversidade, desenvolvendo um olhar para as potencialidades dos alunos com necessidades educativas especiais, particularmente os que são portadores de Surdez / Perturbações da Linguagem.

A sua base de trabalho centra-se na interatividade das experiências dos professores e dos alunos, partindo das práticas educativas explicadas à luz da teorização e enfocando na mudança de mentalidades.

Com este curso, e no seguimento da aplicação do Decreto Lei nº3 de 2008, pretende-se formar profissionais de Educação Especial aptos a trabalhar com indivíduos portadores de Deficiência Auditiva (Surdez e Perturbações da Linguagem), com possibilidade de serem oponentes ao grupo de docência 920.

2. Objetivos

Tal como acontece em muitos domínios, grande parte da formação em Surdez / Perturbações da Linguagem,  tem enfatizado a transmissão de conhecimentos ao nível mais teórico pelo que pretende-se, com este curso, abordar questões numa perspetiva prática de intervenção dos docentes do grupo de docência 920, focalizando os aspetos determinantes desta atuação: os primeiros contactos, a intervenção, a avaliação, a relação com a família, conceitos de desenvolvimento, a transição para a vida ativa, etc.

Assim, os objetivos deste curso são os seguintes:

-  Habilitar profissionais de educação com conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicas necessárias para o exercício de funções de apoio, de acompanhamento e de integração socioeducativa de crianças com nee (Deficiência Auditiva) de qualquer área ou nível de ensino.

-  Assegurar um conjunto de conhecimentos na área da Educação Especial enquanto o mesmo é regulador de uma ação educativa em harmonia com os princípios de uma Escola Inclusiva.

-  Identificar as principais linhas evolutivas da política educativa em Portugal, em particular das que orientaram e orientam as atitudes para com as Necessidades Educativas Especiais.

-  Aprofundar compreensivamente os princípios orientadores das atividades de educação, ensino e inclusão junto dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.

-  Desenvolver competências de sensibilidade à problemática das diferenças geradoras de necessidades educativas especiais, com vista à sua deteção, identificação e acompanhamento precoces.

-  Construir um conhecimento abrangente e pormenorizado das principais dificuldades e problemáticas que podem afetar os alunos com necessidades educativas especiais, de molde a justificar compreensivamente o desenvolvimento de processos educativos ajustados e a implementação de práticas diferenciadas.

-  Desenvolver atitudes e competências adequadas a uma gestão das situações de aprendizagem conducente à efetivação de uma escola para todos.

-  Identificar as competências funcionais do professor de apoio e os limites da sua intervenção.

-  Construir competências de cooperação com outros docentes e demais técnicos, perspetivando uma intervenção multidisciplinar visando o indivíduo com necessidades educativas especiais.

-  Sensibilizar para o carácter multidimensional da intervenção junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, apelando a uma atitude colaborativa dos docentes para com as famílias e as comunidades, no reconhecimento das limitações de um trabalho solitário da escola quando a perspetiva é a da plena inclusão do indivíduo.

- Aprofundar competências metodológicas de pesquisa e investigação imprescindíveis à atualização, inovação e construção de saberes.

3. Destinatários

Docentes licenciados e profissionalizados com um mínimo de 5 (cinco) anos de serviço docente, em estabelecimentos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Outros profissionais titulares de um diploma do ensino superior. Para estes é conferido um diploma de pós-graduação na área.

4. Plano de Estudos

Unidades Curriculares


Créditos

1º Semestre



- Metodologia da Investigação


6

- Educação, Desenvolvimento e Dimensão Social


6
- Psicopatologias do Desenvolvimento

3
- Avaliação e Programação em Educação Especial

3
- Necessidades Educativas Especiais de Caráter Prolongado

6
- Transição para a Vida Ativa/Adulta

6

2º Semestre



- Surdez


6

- Fonética e Fonologia do Português


3
- Intervenção Especializada com alunos portadores de Deficiência Auditiva

6
- Perturbações da Linguagem e da Comunicação

3
- Desenvolvimento da Linguagem e Língua Gestual Portuguesa 6

-Projeto


6


 

 

Actualizado em Quinta, 30 Junho 2016 14:39
 

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