Ensino Superior com Paixão e Inovação!
Joomla Slide Menu by DART Creations
Open Class de Enologia - Vinhos de Lisboa “à prova”

O ciclo de aulas abertas no ISCE terminou no passado dia 25 de Junho com uma aula de Enologia, sob o tema Vinhos de Lisboa.

Esta sessão de Enologia foi coordenada pelo Eng° José Moreira, professor do ISCE, contou com a honrosa presença do Dr. André Teodoro, Marketing Management, Events Coordinator & Wine Tourism Planner da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

A iniciativa, organizada pelo Departamento de Turismo do ISCE, teve entrada livre e contou com o apoio da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, que possibilitou aos cerca de 40 participantes, uma prova fantástica dos mais conceituados Vinhos de Lisboa. Ao longo da ação foram explicados e experimentados pelos presentes as diferentes fases de análise dos vinhos: FASE VISUAL (examinando a cor do vinho, a sua limpidez, brilho e intensidade); FASE Olfactiva (fase na qual se cheira o copo e é possível detetar-se logo alguns defeitos do vinho, como rolha, mofo, vinagre, etc., ou descobrir a sua complexidade aromática); FASE Gustativa (que corresponde à fase de degustação do vinho na boca, desde a primeira impressão que este causa ao beber-se - o ataque -, até à apreciação do seu conjunto dos sabores (ácido, amargo, salgado, doce), do corpo, da textura e de outras características do produto); e a FASE FINAL (analisa-se o conjunto de sensações que o vinho deixa após ser engolido, devendo apreciar-se a sua persistência, os sabores, os aromas retronasais e o final de boca).

Da apreciação resultante do conjunto destas quatro fases, pode concluir-se a maior ou menor originalidade de um vinho, o seu equilíbrio, harmonia, tipicidade, etc., sendo que nesta nossa Open Class foram apreciados 8 vinhos de diferentes castas, entre tintos, verdes e brancos.

No final, alunos, professores, convidados e demais presentes brindaram ao Turismo no ISCE, uma área que forma há mais de 20 anos na instituição, profissionais que fazem a diferença na atividade turística nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

copyright © 2019 ISCE