Ensino Superior com Paixão e Inovação!
Joomla Slide Menu by DART Creations
Revista Itinerários

Já está à venda a última edição da Revista Itinerários, nesta edição com a publicação de artigos de investigação em três línguas: portuguesa, inglesa e espanhola.

A Itinerários situa-se numa perspectiva de intervenção educativa, em termos de promoção da atitude de pesquisa e de contributo para a reflexão sobre as alterações a introduzir no sistema educativo português, para o debate sobre a adequação dos modelos de formação de educadores e professores e para a renovação das práticas educativas.

Enquanto instrumento de informação e reflexão, de participação, de crítica e de intervenção, subjazem-lhe os seguintes princípios orientadores: o primado da pessoa, como expressão de uma concepção personalista da educação; a autonomia, como elemento constitutivo da pessoa e da expressão desta no plano da vida colectiva; o pluralismo do pensamento e respectiva expressão, dentro da necessária fundamentação científica; o relacionamento da educação e da cultura com o desenvolvimento; a assumpção da identidade cultural portuguesa no quadro europeu e no quadro mundial; a hierarquização dos problemas educativos, privilegiando os estruturais face aos conjunturais.

Definiu-se uma nova orientação, que passa pelo abandono de números temáticos, garantindo, assim, a possibilidade de uma maior e mais diversificada intervenção dos nossos colaboradores, e por um alinhamento, integrador das seguintes rubricas: Artigos referentes à investigação, artigos de enquadramento teórico e análises críticas de quadros teóricos relativos a uma determinada temática; Itinerários de Investigação, em discurso directo, que procurarão dar voz a todos aqueles cujos percursos profissionais tenham sido determinantes no processo de mudança da educação; Informação, que aponta para a divulgação de acontecimentos relevantes, a nível do ensino superior; Recensões, que se reportam a publicações recentes, no âmbito da investigação educacional.

Se estiver interessado em adquirir um exemplar clique aqui:
http://www.edicoespedago.pt/loja/produto_detalhe.asp?productid=135
 

Actualizado em Segunda, 17 Janeiro 2011 16:48
 

copyright © 2018 ISCE