Ensino Superior com Paixão e Inovação!
Joomla Slide Menu by DART Creations
itinerários nº 9
Terça, 01 Fevereiro 2011 10:33
 

 voltar a Publicações Científicas

A Itinerários situa-se numa perspectiva de intervenção educativa, em termos de promoção da atitude de pesquisa e de contributo para a reflexão sobre as alterações a introduzir no sistema educativo português, para o debate sobre a adequação dos modelos de formação de educadores e professores e para a renovação das práticas educativas.

Enquanto instrumento de informação e reflexão, de participação, de crítica e de intervenção, subjazem-lhe os seguintes princípios orientadores: o primado da pessoa, como expressão de uma concepção personalista da educação; a autonomia, como elemento constitutivo da pessoa e da expressão desta no plano da vida colectiva; o pluralismo do pensamento e respectiva expressão, dentro da necessária fundamentação científica; o relacionamento da educação e da cultura com o desenvolvimento; a assumpção da identidade cultural portuguesa no quadro europeu e no quadro mundial; a hierarquização dos problemas educativos, privilegiando os estruturais face aos conjunturais.

Definiu-se uma nova orientação, que passa pelo abandono de números temáticos, garantindo, assim, a possibilidade de uma maior e mais diversificada intervenção dos nossos colaboradores, e por um alinhamento, integrador das seguintes rubricas: Artigos referentes à investigação, artigos de enquadramento teórico e análises críticas de quadros teóricos relativos a uma determinada temática; Itinerários de Investigação, em discurso directo, que procurarão dar voz a todos aqueles cujos percursos profissionais tenham sido determinantes no processo de mudança da educação; Informação, que aponta para a divulgação de acontecimentos relevantes, a nível do ensino superior; Recensões, que se reportam a publicações recentes, no âmbito da investigação educacional.

 

 
 

 

Sumário

Editorial

Artigos

- Transição para a Vida Adulta dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais: Para uma Cultura de Autodeterminação
Gabriela Canastra

- Teatro Emancipatório e Investigação-Acção Participante
Lucília Valente

- Os Professores como Activistas Sociais
Pedro Patacho

- Sucesso Educativo e Expectativas Profissionais dos Alunos Filhos de Emigrantes dos PALOP – Parte III: Estudo Comparativo
José Manuel Mata Justo / Pedro Zany Caldeira / Maria Madalena Martins da Cruz / Mário Nuno Bento Antas / José Francisco Lynce Pavia

- La Formación de un Violinista desde la Pedagogía Musical
María Dolores García Fernández / Francisco Montalvo García

- Controlo de Assiduidade em Aulas Efectuadas no Mundo Virtual Second Life
António Madeira / Pedro Sequeira / Leonel Morgado

- El Uso del PEL (Portfolio Europeo de las Lenguas) en Primaria como Recurso Motivador y Autoevaluativo del Proceso de Enseñanza
María Dolores García Fernández / Ernesto Rey Sánchez

- Innovaciones y Cambios en el Currículo – La Atención Educativa a la Diversidad en España
Vicente J. Llorent García

- Policiamento de Proximidade - Avaliação do Programa Escola Segura no Concelho de Odivelas
Álvaro da Silva Marçal

- La Operativización de las Competencias Básicas. Paso Previo a una Investigación Cuasiexperimental en Educación Primaria
Antonia Ramirez García

- Cómo Facilitar el Aprendizaje de la Lengua en el Aula
José Luis Gallego Ortega / Antonio Rodríguez Fuentes

- La Comunicación Intercultural en el Contexto de los Negocios: Aplicaciones en el Aula de Inglês Comercial
Ángela M.ª Larrea Espinar

- Espacios Emergentes de Inserción Profesional del Pedagogo: los Contextos Hospitalarios
María José Latorre Medina / Francisco Javier Blanco Encomienda

- Itinerários de Investigação
Entrevista a Adriano José Alves Moreira

- Informação

- Recensões
Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional de Professores: Contextos e Perspectivas
Maria dos Anjos Cohen Caseiro

 
     
      2ª Série nº 9
       
2ª Série nº 8 2ª Série nº 7 2ª Série nº 6 2ª Série nº 5
       
2ª Série nº 4 2ª Série nº 3 2ª Série nº 2 2ª Série nº 1

 

Actualizado em Sexta, 04 Fevereiro 2011 15:53
 

copyright © 2019 ISCE