Ensino Superior com Paixão e Inovação!
Joomla Slide Menu by DART Creations

B-LEARNING

PEDAGOGIA DO B-LEARNING

UNIDED

GABINETE DO B-LEARNING

PLATAFORMA BLACKBOARD


PEDAGOGIA DO B-LEARNING

A pedagogia do B-Learning do ISCE está definida nos estatutos da instituição (Homologados pelo MCTES, em 27 de julho de 2009, publicados na 2ª Série do DR nº 196, de 9 de outubro de 2009), designadamente nas atribuições do ISCE, no Artigo 4º, relativamente à formação de 1º e 2º ciclos (licenciaturas e mestrados) de cursos de nível superior na modalidade de B-Learning.

O B-Learning traduz uma pedagogia de mistura e integração de diferentes ambientes de ensino: Sala de aula, Blackboard Learn e Contexto de Trabalho, através da adoção de um ensino/aprendizagem flexível, adequado aos diferentes perfis e estilos de aprendizagem dos estudantes. Os cursos do ISCE, desenvolvidos de acordo com a pedagogia do B-learning, seguem as orientações da A3ES (mantendo a estrutura curricular e corpo docente) e, complementarmente, estão orientados de acordo com as boas práticas internacionais.

Esta pedagogia promove, também, o acompanhamento individual e permanente do estudante através de tutorias assentes nos princípios do coaching, advocacyempowermentmentoring.

B-Learning facilita:

- Conciliação trabalho - estudo;

- Gestão individual do tempo;

- Acompanhamento permanente;

- Trabalho colaborativo.

S - salas de aula convencionais; anfiteatros; laboratórios e espaços de prática.

B - objetos de Aprendizagem; network; fóruns; chats; videoconferências; salas de aula virtual; blogs; diários; emails; virtual Libraries.

CT - business e opening-days; visitas de estudo; formação outdoor; estágios; conferências; seminários e workshops; práticas em contexto educacional, social, desportivo e turístico.

Mais Valias:

+ Qualificado

+ Competente

+ Preparado para o mercado de trabalho

 


UNIDED

 

SOBRE NÓS

Na UniDED – Unidade de Desenvolvimento de Ensino a Distância - acreditamos que a atualização e aprofundamento de conhecimentos através de cursos com recurso a práticas e tecnologias online é hoje uma oportunidade para estudantes e instituições que procuram prosperar e crescer.

Comprometidos com a expansão do acesso ao conhecimento através de uma formação de excelência, procuramos ampliar a oferta de aprendizagem com formações rigorosas, eficientes e flexíveis, recorrendo a uma pedagogia inovadora em modelo de b-learning e e-learning.

A UniDED constitui-se como uma unidade orgânica com responsabilidades na área da gestão e organização das formações com a componente online, concretizadas na oferta formativa do ISCE, a nível dos cursos de curta duração e dos cursos para a obtenção de graus académicos na área da Educação, das Ciências do Desporto, do Turismo, das Ciências Sociais e Humanas e da Arte e Multimédia.

A NOSSA MISSÃO

Promover o desenvolvimento do ensino a distância no ISCE, assegurando a organização e a gestão de recursos multimédia, associadas a práticas de interação e de aprendizagem colaborativa online aplicados em diferentes modalidades e contextos.

OBJETIVOS

- Estruturar os cursos de curta duração, aplicando soluções pedagógicos específicas em conformidade com o modelo de b ou do e-learning.

- Agilizar o processo facultando as ferramentas multimédia e tecnologias inovadoras necessárias ao funcionamento eficaz, simples e intuitivo, do curso.

- Contribuir para a construção de produtos multimédia adequados às especificidades de cada formação, contando com a colaboração de especialistas na área da pedagogia e das tecnologias digitais em função das respetivas áreas de conteúdo.

- Fomentar uma pedagogia diferenciada promotora de um acompanhamento personalizado e individualizado por parte dos formadores, de forma a garantir os níveis de motivação elevados fundamentais para uma formação desta natureza.

- Possibilitar a formação a diferentes públicos através do acesso a diversos produtos formativos, superando eventuais barreiras físicas, geográficas, económicas, sociais e culturais.

METODOLOGIA

As sessões online serão organizadas com recurso a plataforma Blackboard, acessíveis a partir do seu PC ou Tablet.

Os cursos podem assentar na:

1- Na modalidade de e-learning com sessões assíncronas e acompanhamento tutorial através de fóruns e /ou chats.

2- Na modalidade de b-learning com com sessões assíncronas e sessões presenciais e acompanhamento tutorial presencial ou através de fóruns e/ou chats.´´

As sessões assíncronas, no formato de Objetos de Aprendizagem, estarão disponíveis na totalidade na plataforma no início de cada curso. Serão também abertos fóruns de discussão, que viabilizam a aprendizagem colaborativa e o apoio tutorial, numa partilha de informação entre o formador e os formandos e entre formandos.

NOTA: Cursos e Condições de Acesso a divulgar brevemente.

 


GABINETE DE B-LEARNING

Quem Somos

O Gabinete de b-Learning (GbL), integrado na estrutura orgânica da UniDED, tem como objetivo assegurar a qualidade do projeto de b-Learning, desenvolvendo ações consentâneas com uma pedagogia que potencie o processo formativo assente na dinamização de aulas que integram uma componente presencial e outra a distância, através de uma plataforma LMS (Learning .Management Systems).

Na sua atuação, o GbL propõe-se otimizar este modelo, assegurando quer a coerência e a plena articulação entre os conteúdos programáticos, quer as atividades e as estratégias inerentes a estas componentes, presencial e online, disponibilizadas nos diferentes suportes de informação e comunicação.

Objetivos

Este gabinete tem como principais objetivos:

- Dinamizar o processo de b-Learning.

- Formular recomendações sobre metodologias de ensino/aprendizagem e processos de atuação conducentes a uma otimização do modelo de b-Learning adotado pelo ISCE.

- Apoiar os docentes/autores na preparação de conteúdos e atividades pedagogicamente orientadas para trabalho autónomo.

- Apoiar os docentes/autores na definição de estratégias/atividades, na utilização de ferramentas e na preparação e adaptação de conteúdos para das diversas unidades curriculares (UCs.), bem como na conceção de materiais multimédia.

- Impulsionar a padronização e a versatilidade na apresentação de conteúdos digitais, com vista à sua reutilização.

- Promover a reutilização de todos os conteúdos e consequente acessibilidade, portabilidade e adaptabilidade dos mesmos, em que está inerente a perspetiva de inclusividade.

- Garantir a usabilidade e legibilidade dos conteúdos e da tecnologia a todos os participantes no processo.

- Contribuir para a criação de um repositório digital que estará disponível na comunicação com o ambiente e-Learning do ISCE.

- Contribuir para a cultura de avaliação do ISCE, em particular do processo de ensino e aprendizagem em b-Learning, com vista à otimização do mesmo.

- Colaborar na investigação, no desenvolvimento e na inovação do ensino e aprendizagem.

- Contribuir para a projeção da instituição a nível nacional e internacional.

- Organizar sessões de formação e de atualização para docentes e estudantes sobre a operacionalização da plataforma, bem como sobre as atividades colaborativas, síncronas e assíncronas, ferramentas de informação, de gestão da aprendizagem e de avaliação.´´

Estrutura

Consultoria Linguística: Prof. Especialista Inês Ribeiros

Consultoria Técnica: Dr. Nuno Silva ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )


PLATAFORMA BLACKBOARD

 

Para aceder à plataforma Blackboard terá de preencher corretamente o seguinte formulário de inscrição:

- Formulário de Inscrição

Depois de estar inscrito e ter os dados de acesso, deverá entrar através do link:

- Acesso à plataforma BLACKBOARD

Contactos de Apoio (Gabinete do B-Learning):

Coordenação Geral: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Apoio Técnico a alunos: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Perguntas Frequentes (FAQ´s):

Como faço para entrar na plataforma Blackboard?

Deverá entrar na página aqui, fazer o registo na plataforma no formulário existente e depois prosseguir para o acesso à plataforma, através do link que se encontra na mesma página.

Entre e escolha o seu curso e o ano letivo em que iniciou o curso.

Do lado esquerdo, introduza o seu username e password na área do login.

● Esqueci-me da password. Como faço para a recuperar?

Se não se lembrar da sua password, entre na área “Forgot Password?”, digite o seu username e o site a que está associado e receberá a sua password no seu e-mail.

● Não consigo ver os conteúdos em flash. Que devo fazer?

Precisa de instalar o plugin Flash Player 6, ou superior, no seu computador. Este plugin não é pago e o seu download pode ser feito no site da Adobe (www.adobe.com).

● Não consigo ver nenhum dos vídeos que fazem parte do Objeto de Aprendizagem. Qual a solução?

Precisa de instalar o RealPlayer no seu computador. Pode fazer o download do RealPlayer em http://www.realplayer.com. Certifique-se só que escolhe a versão grátis do software, pois só necessita de essa para ver os vídeos em streaming.

● Os testes não aparecem quando os alunos tentam aceder a eles. O que poderá estar errado?

Os alunos devem certificar-se que têm o Java activo nos browsers. Para isso, poderão aceder ao Java Tester (http://www.javatester.org). Convém também que vejam se o bloqueador de pop-ups do browser está desativado, pois os testes e exames requerem os pop-ups a funcionarem.

 

 

 

copyright © 2018 ISCE