| OBJETIVOS DO CURSO
A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes em contexto escolar (O´Neill, 2013; Ozer & Schotland, 2011). Estima-se que 10 a 20% das crianças tenham um ou mais problemas de saúde mental. Esse cenário revela a necessidade de promover a saúde e o bem-estar dos jovens através de projetos desenvolvidos e implementados nas escolas. Para isso, torna-se essencial a participação dos professores e outros profissionais que trabalham nas escolas. O desenvolvimento de programas que os apoiem na criação de projetos que promovam a participação dos jovens, dos pais e de toda a comunidade é essencial para tornar a escola num ambiente promotor de bem-estar nos adolescentes (Tomé et al., 2018). Os professores são profissionais essenciais no reconhecimento dos sinais de possíveis problemas de saúde mental entre os jovens em idade escolar (Armstrong, Price & Crowley, 2015).
| CONTEÚDOS
MÓDULO 1 – Saúde Mental em Contexto Escolar (10 horas )
- Definição saúde-mental;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Violência em Contexto escolar.
MÓDULO 2 – Metodologia de Projeto (5 horas )
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Boas Práticas
Identificação e caracterização do problema
Implementação do Projeto
Avaliação do Projeto
MÓDULO 3 – Elaboração do Projeto (5 horas)
- Elaboração de Projeto a implementar em contexto escolar
DATAS E HORÁRIOS
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17/02 – entre 18h-21h
19/02 – entre 9h-14h
24/02 – entre 18h-21h
26/02 – entre 9h-14h
03/03 – entre 18h-21h
DATAS E HORÁRIOS
- média de conclusão da Licenciatura (Pré-Bolonha) ou
Mestrado (Bolonha)
- anos de serviço
- análise do CV
Candidaturas até ao dia 15 de fevereiro através de envio de email para info@isce.pt acompanhado de CV e demais informações relativas a critérios de seriação.