| DURAÇÃO
- 2 semestres (60 ECTS) - Pós-graduação em Administração e Gestão Escolar
| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
Administração e Gestão Escolar
| OBJETIVOS
Aperfeiçoar o domínio de estratégias ao desenvolvimento de uma atitude profissional reflexiva. Desenvolver uma consciência analítico-crítica com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos de ensino-aprendizagem. Sensibilizar para o domínio de fundamentos sociológicos, pedagógicos e psicológicos da ação educativa global . Capacitar para a liderança de processos de inovação que envolvam a comunidade, criando redes de apoio à mudança na escola. Elaborar projetos educacionais e financeiros, respeitando o primado da dimensão pedagógica. Exercitar a conceção, a aplicação, a gestão e a avaliação de programas de formação contínua e reforçando e atualizando conhecimentos inerentes. Sensibilizar para o planeamento e a gestão de projetos de formação com motivações individuais e organizacionais, procurando o desenvolvimento e inovação educacionais. Aperfeiçoar competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao aconselhamento e apoio à inserção e construção pessoal do estudante em formação inicial e ao professor em início de carreira. Exercitar o estabelecimento de programas de interação entre a escola e o território educativo. Facultar o conhecimento de alguns instrumentos teóricos e metodológicos requeridos para o desempenho de funções de direção escolar e gestão pedagógico. Promover a utilização de instrumentos tecnológicos e técnicos necessários a uma administração e gestão eficiente..
| FUNDAMENTAÇÃO
O programa do Curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar é concebido tendo em conta as necessidades de formação para que os profissionais do ensino possam desenvolver competências inerentes ao exercício de funções de administração, tais como:- competências de análise crítica da organização escolar e curricular, da política educativa, da administração pública e do direito administrativo;
- competências de intervenção, liderando processos de inovação, envolvendo a comunidade educativa e criando redes de apoio à mudança na escola e conducentes à participação nos processos de tomada de decisão; utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros na programação do ano lectivo.
O programa do Curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar é concebido tendo em conta as necessidades de formação para que os profissionais do ensino possam desenvolver competências inerentes ao exercício de funções de administração, tais como:
- competências de análise crítica da organização escolar e curricular, da política educativa, da administração pública e do direito administrativo;
- competências de intervenção, liderando processos de inovação, envolvendo a comunidade educativa e criando redes de apoio à mudança na escola e conducentes à participação nos processos de tomada de decisão; utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros na programação do ano lectivo.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares |
Créditos |
1º Ano - 1º semestre |
|
Modelos e Práticas de Administração e Gestão Escolar |
7,5 |
Metodologia da Investigação em Educação I |
7,5 |
Gestão de Recursos Humanos em Organizações Educativas |
7,5 |
Políticas Educativas |
7,5 |
1º Ano - 2º semestre |
|
Metodologia da Investigação em Educação II |
7,5 |
Direito Aplicado às Organizações Educativas |
7,5 |
Avaliação Educacional |
7,5 |
Opção: - Gestão da Qualidade e Marketing nas Organizações Educativas - Liderança nas Organizações Educativas |
7,5 |
Após conclusão da Pós-Graduação será atribuído um Certificado de Especialização/Pós-Graduação na área. |