Candidatos MyISCE Blackboard B-Learning Qualidade Webmail
ISCE
| ENQUADRAMENTO
A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das perturbações mentais ocorrem geral mente na infância ou adolescência É essencial promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde. As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde.


A promoção da saúde mental em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas. A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes e da saúde mental em contexto escolar. Através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde, pretende-se possibilitar um eficaz encaminhamento e uma intervenção precoce com maior eficácia em situações complexas, promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens. 


No final da pós-graduação, espera-se que os formandos tenham adquirido competências suficientes para desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental dos jovens em contexto escolar. Pretende-se assim, criar um ciclo gerador de projetos que promovam a saúde mental.


As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde. A promoção da saúde mental nas escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens e para toda a comunidade escolar, incluindo o funcionamento emocional e social e consequentemente, melhorar desempenho académico.


Com os novos desafios e rápido desenvolvimento do século XXI, a comunidade escolar enfrenta uma série de problemáticas que podem por em causa o bem-estar e a saúde mental de alunos, professores e todos agentes educativos. A preparação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde e toda a comunidade educativa é essencial para que esses desafios sejam ultrapassados.




| OBJETIVOS
A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", pretende:
      • Promover a saúde mental das crianças e adolescentes através da formação de professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde; 
      • Desenvolver a literacia na área da saúde mental;
      • Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar;
      • Promover o diálogo com encarregados de educação e outros agentes educativos sobre a saúde mental;
      • Criação de projetos com objetivo de promover a saúde mental em contexto escolar;
      • Serão capazes de reconhecer sinais de mal estar entre as crianças e adolescentes em idade escolar;
      • Terão competências de metodologia de projeto, de forma a desenvolver projetos promotores de saúde mental em contexto escolar;
      • Serão capazes de possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
      • Serão capazes de desenvolver estratégias promotoras de saúde mental em contexto escolar.



| DESTINATÁRIOS
    • Estudantes finalistas e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimentos na área da promoção da saúde mental em contexto escolar;
    • Licenciados na área da Educação, Saúde ou Ciências Sociais e Humanas.





| ESTRUTURA CURRICULAR

Módulos

Carga horária  ECTS
DMC e a Indústria de Eventos 38 1,5
Análise da Viabilidade de Eventos  38 1,5
Relações Públicas, Comunicação e Protocolo38 1,5
Catering em Eventos

38 1,5
Empreendedorismo e Tecnologias Digitais em Eventos  38 1.5

Eventos de Negócios/Corporate e Congressos – Logística

38 1.5

Eventos Desportivos e de Animação Turística

381,5
Seminários de Especialização em Eventos 602,5



| CALENDÁRIO

    • Candidaturas: Até até 20/10/2022
    • Afixação de Resultados: Dia 24/10/2022
    • Período de Matrículas: De 26 a 27/10/2022
    • Sessão de Abertura: 10/11/2022
    • Início das Aulas: Dia 11/11/2022 

Prof. Doutora Gina Tomé
Dr. Paulo Gomes


mestrados@isce.pt 


21 934 71 35