| DURAÇÃO
- 2 semestres (60 ECTS) - Pós-graduação em Supervisão em Educação
| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
Supervisão em Educação
| OBJETIVOS
- Promover o desenvolvimento e consolidação dos fundamentos psicológicos, pedagógicos e sociológicos da prática educativa;
- Promover a construção de conhecimentos culturais, científicos, técnicos e pedagógicos subjacentes à atividade de supervisão em educação;
- Promover o desenvolvimento de competências de comunicação e de relação interpessoal;
- Promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica para, na e sobre a ação, promotora da reformulação contínua de saberes e práticas;
- Promover o desenvolvimento de competências de investigação com vista à construção de conhecimento sobre a prática educativa;
- Criar condições para a consciencialização das dimensões ética, social e cívica da profissionalidade docente.
| FUNDAMENTAÇÃO
Concebendo a Supervisão como teoria e prática de acompanhamento e regulação de processos de ensino e de aprendizagem, e situando a formação ao nível imediato da ação sobre educadores e professores, esta atividade tem um valor que transcende esse nível, atingindo a formação das crianças e dos alunos, a vida na escola, a própria educação, tornando-a objeto de formação e investigação, na interação entre o pensamento e ação, procurando dar sentido ao vivido e ao conhecido, compreendendo melhor para melhor agir.
Assim sendo, este curso de especialização inscreve-se nas novas tendências da formação, da investigação e do exercício da profissão docente, tendo como noções centrais a complexidade, a mutação, a contextualização, a interatividade, a flexibilidade, a preparação para o incerto e indeterminado, e conceitos como projeto, visão, missão, finalidades, competências, estratégias, responsabilidade e corresponsabilidade, monitorização, avaliação, gestão flexível do currículo, gestão da qualidade e inclusão.
O plano de estudos foi concebido, tendo em consideração as necessidades de formação de educadores e professores que são solicitados, ou podem vir a ser solicitados, a desempenhar funções de supervisão e orientação pedagógica da formação inicial e continua de professores e de coordenação de departamentos curriculares e de escolas.
Como finalidade principal, visa propiciar os elementos teóricos e práticos que diretamente fundamentam e balizam a supervisão, e desenvolver competências de reflexão crítica – situando essa reflexão ao nível das condições éticas e politicas da prática educativa, valorizando a escola como espaço de referência da prática, e não apenas a sala de aula, e o relacionamento entre a escola e a comunidade – e de intervenção na conceção, planificação, execução e avaliação de programas de formação e de projetos de inovação.
Os conteúdos selecionados e as metodologias de ensino concorrem para que os alunos adquiram o conhecimento de metodologias de pesquisa suscetíveis de aprofundar a sua capacidade de observação, interpretação e reconstrução das práticas educativas, bem como de favorecer a emergência da especificidade de uma consciência profissional e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, através de procedimentos de questionamento, análise reflexiva e debate.
Concebendo a Supervisão como teoria e prática de acompanhamento e regulação de processos de ensino e de aprendizagem, e situando a formação ao nível imediato da ação sobre educadores e professores, esta atividade tem um valor que transcende esse nível, atingindo a formação das crianças e dos alunos, a vida na escola, a própria educação, tornando-a objeto de formação e investigação, na interação entre o pensamento e ação, procurando dar sentido ao vivido e ao conhecido, compreendendo melhor para melhor agir.
Assim sendo, este curso de especialização inscreve-se nas novas tendências da formação, da investigação e do exercício da profissão docente, tendo como noções centrais a complexidade, a mutação, a contextualização, a interatividade, a flexibilidade, a preparação para o incerto e indeterminado, e conceitos como projeto, visão, missão, finalidades, competências, estratégias, responsabilidade e corresponsabilidade, monitorização, avaliação, gestão flexível do currículo, gestão da qualidade e inclusão.
O plano de estudos foi concebido, tendo em consideração as necessidades de formação de educadores e professores que são solicitados, ou podem vir a ser solicitados, a desempenhar funções de supervisão e orientação pedagógica da formação inicial e continua de professores e de coordenação de departamentos curriculares e de escolas.
Como finalidade principal, visa propiciar os elementos teóricos e práticos que diretamente fundamentam e balizam a supervisão, e desenvolver competências de reflexão crítica – situando essa reflexão ao nível das condições éticas e politicas da prática educativa, valorizando a escola como espaço de referência da prática, e não apenas a sala de aula, e o relacionamento entre a escola e a comunidade – e de intervenção na conceção, planificação, execução e avaliação de programas de formação e de projetos de inovação.
Os conteúdos selecionados e as metodologias de ensino concorrem para que os alunos adquiram o conhecimento de metodologias de pesquisa suscetíveis de aprofundar a sua capacidade de observação, interpretação e reconstrução das práticas educativas, bem como de favorecer a emergência da especificidade de uma consciência profissional e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, através de procedimentos de questionamento, análise reflexiva e debate.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares |
Créditos |
1º Ano - 1º semestre |
|
Supervisão Pedagógica I |
7,5 |
Metodologia da Investigação em Educação |
7,5 |
Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor |
7,5 |
Relação Educativa e Bem-Estar | 7,5 |
1º Ano - 2º semestre |
|
Supervisão Pedagógica II |
7,5 |
Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Inovação |
7,5 |
Avaliação Educacional |
7,5 |
Projeto de Intervenção |
7,5 |