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ISCE

Docente do Departamento de Educação premiada


  • 23/09/2020

A Prof. Doutora Filomena Rodrigues, docente do Departamento de Educação do nosso Instituto, venceu o prémio SPCE/DE FACTO EDITORES 2019 com o trabalho de investigação Aprender a Ser Professor em Portugal e na Irlanda: Dimensões Curriculares e Supervisivas no Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente.


O júri constituído por docentes e investigadores/as de várias instituições portuguesas do ensino superior  justificou a atribuição do prémio ao trabalho, pelo facto deste incidir sobre a problemática da formação de professores e a construção da identidade profissional, apresentando como aspeto inovador a adoção de uma abordagem comparativa internacional e salientando a sua relevância científica, favorecendo uma reflexão muito rica no domínio em análise, assim como a sua relevância social, na medida em que os resultados alcançados podem (e devem) ser extrapolados no sentido de melhorar a formação inicial de professores.   


O trabalho agora distinguido visou compreender de que forma os currículos de formação inicial de professores, da área das ciências físicas e naturais, de duas instituições de ensino superior europeias de diferentes países (Portugal e República da Irlanda), incorporam as diretrizes europeias e influenciam as perceções de identidade profissional dos estudantes futuros professores. O estudo mostrou que os currículos seguem de perto as diretrizes europeias, havendo, por isso algumas semelhanças entre eles. Contudo, existem, em cada uma das realidades, diferenças significativas relativas ao número de horas de prática e ao processo supervisivo, que remetem para a necessidade de repensar os atuais modelos de formação. Apesar disso, verificou-se que os cursos estudados promovem o desenvolvimento de posturas reflexivas críticas e investigativas, fomentando a constituição de uma identidade profissional ancorada numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.


O anúncio do prémio foi feito no dia 12 de setembro, no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, e representa um reconhecimento da elevada qualidade da investigação realizada.


Filomena Rodrigues recebeu ainda duas distinções em 2016: “Investigating Teacher Education Project – Early Career Researcher”, da Association for Teacher Education in Europe e “Oral communication made by a PhD student”, da Dublin City University.


O ISCE envia, pois, uma mensagem de parabéns e de incentivo à investigadora Filomena do Rosário Alves Rodrigues, regozijando-se com a publicação da sua obra, e desejando-lhe as maiores felicidades nos domínios profissional e pessoal.


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