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ISCE
"Oferta formativa a aguardar acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

| ENQUADRAMENTO
A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das perturbações mentais ocorrem geral mente na infância ou adolescência É essencial promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde. As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde.


A promoção da saúde mental em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas. A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes e da saúde mental em contexto escolar. Através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde, pretende-se possibilitar um eficaz encaminhamento e uma intervenção precoce com maior eficácia em situações complexas, promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens. 


No final da pós-graduação, espera-se que os formandos tenham adquirido competências suficientes para desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental dos jovens em contexto escolar. Pretende-se assim, criar um ciclo gerador de projetos que promovam a saúde mental.


As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde. A promoção da saúde mental nas escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens e para toda a comunidade escolar, incluindo o funcionamento emocional e social e consequentemente, melhorar desempenho académico.


Com os novos desafios e rápido desenvolvimento do século XXI, a comunidade escolar enfrenta uma série de problemáticas que podem por em causa o bem-estar e a saúde mental de alunos, professores e todos agentes educativos. A preparação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde e toda a comunidade educativa é essencial para que esses desafios sejam ultrapassados.




| OBJETIVOS
A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", pretende:
      • Promover a saúde mental das crianças e adolescentes através da formação de professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde; 
      • Desenvolver a literacia na área da saúde mental;
      • Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar;
      • Promover o diálogo com encarregados de educação e outros agentes educativos sobre a saúde mental;
      • Criação de projetos com objetivo de promover a saúde mental em contexto escolar;
      • Serão capazes de reconhecer sinais de mal estar entre as crianças e adolescentes em idade escolar;
      • Terão competências de metodologia de projeto, de forma a desenvolver projetos promotores de saúde mental em contexto escolar;
      • Serão capazes de possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
      • Serão capazes de desenvolver estratégias promotoras de saúde mental em contexto escolar.



| DESTINATÁRIOS
    • Estudantes finalistas e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimentos na área da promoção da saúde mental em contexto escolar;
    • Licenciados na área da Educação, Saúde ou Ciências Sociais e Humanas.



| DURAÇÃO E CALENDÁRIO

  • Total Horas – 259 horas → 159h aulas teórico-práticas 100h horas trabalho autónomo
    • 1º Trimestre – 73 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo
    • 2º Trimestre – 86 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo


  • Aulas:
    • 4ª feiras – 18h-21h
    • Sábados – 9h-13h


  • Início das Aulas:
    • 12/10/2022



| ESTRUTURA CURRICULAR

Módulos

Conteúdos Docente Carga horária total/horas
 Aula Teórico/prática Total/UC   Trabalho
Autónomo
Introdução à Saúde Mental em Contexto Escolar Importância da Promoção da Saúde Mental nas Escolas

 

10h 20h 10h
Promoção da Saúde Mental nas escolas portuguesas
10h
Workshop

António Borges

3  
Problemáticas de Saúde Mental em Contexto Escolar Perturbações do Humor
  5h
10h 15h
Perturbações da Ansiedade
5h
Violência em Contexto Escolar
5h
Outras Problemáticas (Problemas comportamentais, sexualidade, perturbações alimentares)
10h
Risco e Proteção da Saúde Mental  em Contexto Escolar
Fatores de proteção das problemáticas de saúde mental

5h
25h 15h
Fatores de risco para os problemas de saúde mental 5h
Impacto dos contextos (família, escola, pares) na saúde mental das crianças e adolescentes 15h
Papel das Competências Socioemocionais Definição de competências
socioemocionais
  3h 20h 10h
Competências socioemocionais das crianças e adolescentes 10h
Competências socioemocionais dos profissionais 7h
Ciências da Felicidade nas Escolas Identificação dos sinais de Saúde Mental   5h 25h 15h
Bem-Estar, Felicidade e
Otimismo
10h
Trabalhar a saúde mental em contexto escolar 10h
Implementar Projeto Promotor de Saúde Mental em Contexto Escolar Metodologia de Projeto   10h  35h 35h
  Boas práticas    10h
  Avaliação de projetos   5h 
  Implementação do projeto em contexto escolar    5h 
  Apresentação do projeto   5h
 Workshop   Prof. Doutor Luis Picado      
 Workshop ACT /3ª geração das Terapias Cognitivas e Comportamentais na promoção da saúde psicológica Prof. Dra. Margarida Gaspar de Matos      


| REQUISITOS DE CANDIDATURA

O acesso e o ingresso ao curso de pós-graduação são os seguintes:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico do ISCE;
  3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  4. Domínio da língua Portuguesa


| CORPO DOCENTE
                              
 António Borges
Psicólogo da Educação, Mestre em Terapias Cognitivas e Comportamentais 


   Cátia Branquinho
Psicóloga Clínica e da Saúde

Psicóloga Clínica e da Saúde, PhD em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde, Investigadora Pós-Doc pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH/UL) e do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da UL. Membro da rede internacional Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS), tem especial foco na participação social juvenil, integrando o conselho consultivo do youth engagement da OMS. Atualmente é coordenadora executiva do estudo “#GeraçõesComVoz” ligado à promoção da justiça intergeracional e do projeto “Dream Teens powered by Jovem. 


   Filipa Coelhoso
Professora Coordenadora no ISCE

Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Coordenadora da Licenciatura em Educação Social no ISCE, Técnica Superior de Educação Social, PhD em Psicologia da Saúde, Investigadora Pós-Doc pela Faculdade de Motricidade Humana, Investigadora da equipa Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nas áreas da saúde e promoção de comportamentos de saúde, promoção de competências pessoais e sociais, prevenção de comportamentos de risco, envelhecimento. Coordenadora do Projeto Dream Yold – Qualidade de vida e bem-estar sénior no espaço intergeracional e nos cenários de vida/Equipa Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa..


   Gina Tomé
Psicóloga Clinica e da Saúde, Mestre em Terapias Cognitivas e Comportamentais

Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar FMH/ULisboa; Investigadora da equipa do projeto “Aventura Social”, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa. 


             

Inês Camacho

Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas

Inês Camacho - Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL).
Investigadora da equipa do Projeto “Aventura Social”, na área de promoção de comportamentos de saúde e prevenção de comportamentos de risco na adolescência e no relacionamento dos jovens com a família. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Professora Adjunta convidada no Instituto Politécnico de Beja.
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Luis Picado
Presidente do ISCE

Presidente do ISCE e membro da EQUIPO PREVENGO - Universidad Miguel Hernández de Elche. Doutor em Psicologia e Professional Certified Coach. Tem acompanhado dirigentes e atletas em processos de alto desenvolvimento e realizado consultoria a diversas entidades.


   Margarida Gaspar de Matos
Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Catedrática 

Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Catedrática (com Agregação em Saúde Internacional) na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Coordenadora do G2 – Supportive Environments Group do Centro de Investigação do Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro da Board of Prevention and Intervention of EFPA (European Federation of Psychologists’ Association) em representação da Ordem dos Psicólogos Portugueses e do Steering Committee of EUPHA / CAPH (European Public Health Association/Child and Adolescent Public Health). Autora e coautora de mais 400 publicações científicas. Coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais em Portugal, no âmbito da promoção da saúde das crianças e jovens, de entre os quais se destaca o estudo HBSC / WHO (Health Behaviour in School-aged Children / World Health Organization).

   Marta Reis
Psicóloga Clínica e da Saúde; Mestre em Sexologia 

Psicóloga Clínica e da Saúde, Psicóloga da Educação, PhD em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde, Investigadora Pos Doc pela Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa, Investigadora da equipa do Projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nas áreas da saúde sexual, promoção das competências pessoais e socioemocionais, promoção e prevenção de comportamentos de risco na adolescência e jovens. Coordenadora do Projeto HBSC/JunP – Comportamentos de Saúde dos Jovens Universitários Portugueses/Equipa Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa. Membro da rede internacional Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS).

 
 
           
Paulo Gomes
Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; 

Psicóloga Clínica e da Saúde, Psicóloga da Educação, PhD em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde, Investigadora Pos Doc pela Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa, Investigadora da equipa do Projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nas áreas da saúde sexual, promoção das competências pessoais e socioemocionais, promoção e prevenção de comportamentos de risco na adolescência e jovens. Coordenadora do Projeto HBSC/JunP – Comportamentos de Saúde dos Jovens Universitários Portugueses/Equipa Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa. Membro da rede internacional Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS).

 

           


Comissão de Coordenação

Professora Doutora Gina Tomé
Doutor Paulo Gomes

 


219 347 135
(chamada para rede fixa nacional) 


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