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ISCE

| DURAÇÃO

    • 2 semestres (60 ECTS) - Pós-graduação em Supervisão em Educação



| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO

Supervisão em Educação 



| OBJETIVOS

  • Promover o desenvolvimento e consolidação dos fundamentos psicológicos, pedagógicos e sociológicos da prática educativa;
  • Promover a construção de conhecimentos culturais, científicos, técnicos e pedagógicos subjacentes à atividade de supervisão em educação;
  • Promover o desenvolvimento de competências de comunicação e de relação interpessoal;
  • Promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica para, na e sobre a ação, promotora da reformulação contínua de saberes e práticas;
  • Promover o desenvolvimento de competências de investigação com vista à construção de conhecimento sobre a prática educativa; 
  • Criar condições para a consciencialização das dimensões ética, social e cívica da profissionalidade docente.



| FUNDAMENTAÇÃO

Concebendo a Supervisão como teoria e prática de acompanhamento e regulação de processos de ensino e de aprendizagem, e situando a formação ao nível imediato da ação sobre educadores e professores, esta atividade tem um valor que transcende esse nível, atingindo a formação das crianças e dos alunos, a vida na escola, a própria educação, tornando-a objeto de formação e investigação, na interação entre o pensamento e ação, procurando dar sentido ao vivido e ao conhecido, compreendendo melhor para melhor agir.

Assim sendo, este curso de especialização inscreve-se nas novas tendências da formação, da investigação e do exercício da profissão docente, tendo como noções centrais a complexidade, a mutação, a contextualização, a interatividade, a flexibilidade, a preparação para o incerto e indeterminado, e conceitos como projeto, visão, missão, finalidades, competências, estratégias, responsabilidade e corresponsabilidade, monitorização, avaliação, gestão flexível do currículo,  gestão da qualidade e inclusão.

O plano de estudos foi concebido, tendo em consideração as necessidades de formação de educadores e professores que são solicitados, ou podem vir a ser solicitados, a desempenhar funções de supervisão e orientação pedagógica da formação inicial e continua de professores e de coordenação de departamentos curriculares e de escolas.

Como finalidade principal, visa propiciar os elementos teóricos e práticos que diretamente fundamentam e balizam a supervisão,  e desenvolver competências de reflexão crítica – situando essa reflexão ao nível das condições éticas e politicas da prática educativa, valorizando a escola como espaço de referência da prática, e não apenas a sala de aula, e o relacionamento entre a escola e a comunidade – e de intervenção na conceção, planificação, execução e avaliação de programas de formação e de projetos de inovação.

Os conteúdos selecionados e as metodologias de ensino concorrem para que os alunos adquiram o conhecimento de metodologias de pesquisa suscetíveis de aprofundar a sua capacidade de observação, interpretação e reconstrução das práticas educativas, bem como de favorecer a emergência da especificidade de uma consciência profissional e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica, através de procedimentos de questionamento, análise reflexiva e debate.


| PLANO DE ESTUDOS

Unidades Curriculares

Créditos
1º Ano - 1º semestre

Supervisão Pedagógica I

7,5

Metodologia da Investigação em Educação

7,5

Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor

7,5

Relação Educativa e Bem-Estar

7,5

1º Ano - 2º semestre

Supervisão Pedagógica II

7,5

Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Inovação 

7,5

Avaliação Educacional

7,5

Projeto de Intervenção

7,5

 

 


Professora Especialista
Maria dos Anjos Cohen  


mestrados@isce.pt


219 347 135
(chamada para rede fixa nacional)




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