Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

Departamento de Turismo dinamiza Webconferência “25 anos de formação turística no ISCE”


  • 29/09/2020

O Departamento de Turismo comemora este mês 25 anos de atividade, e, para assinalar a data, dinamizará uma webconferência no dia 8 de outubro, subordinada ao tema “25 anos de formação turística no ISCE”, contando com as honrosas presenças da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Dra. Rita Marques, que fará a abertura deste evento online, e do Prof. Doutor Licínio Cunha, Secretário de Estado do Turismo entre 1978/1979 e 1985/1991, que apresentará a lição de sapiência “O Futuro da Formação em Turismo Pós-Covid-19”.

 

A webconferência terá o seguinte programa:

 

18h00 - SESSÃO DE ABERTURA 

 

18h00 – Presidente do ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Prof. Doutor Luís Picado, Boas-vindas

18h15 – Administrador da Entidade Instituidora do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo - Prof. Doutor Ricardo Martins

18h30 – Secretária de Estado do Turismo, Dra. Rita Marques

 

18h45 – SESSÃO SOLENE

 

18h45 – Lição de Sapiência “O Futuro da Formação em Turismo Pós-Covid-19”, pelo Prof. Doutor Licínio Cunha, Secretário de Estado do Turismo entre 1978/1979 e 1985/1991

19h30 – Visualização do filme “25 anos de formação turística no ISCE”

19h45 – Diretor do Departamento de Turismo do ISCE, Prof. Doutor Nuno Abranja, Encerramento

 

A cerimónia contará com transmissão em direto no canal de Youtube do ISCE.

 

O Turismo nasce no ISCE em 1995, tendo como primeira oferta formativa o Bacharelato em Turismo, Hotelaria e Termalismo. Esta área deu os seus primeiros passos pela mão do Dr. Strech Ribeiro, Diretor-Geral do Turismo entre 1988 e 1992. O Departamento ganha nova vida em 2010 sob a Direção do Prof. Doutor Nuno Abranja. Ao longo destes 25 anos, a formação turística no ISCE conheceu diferentes atualizações, por força dos tempos e dos mercados, pelo que no último ano, a Licenciatura em Turismo passou a denominar-se de Licenciatura em Gestão Turística.

 

O Departamento de Turismo tem como missão fundamental a formação de quadros técnicos e superiores de Turismo, Hotelaria, Eventos e Restauração  capazes de coordenar, operacionalizar, gerir e supervisionar operações turísticas em instituições públicas e privadas, procurando sempre contribuir com a formação de profissionais de excelência que venham a fazer a diferença todos os dias no mercado de trabalho.

  

De destacar ainda o contributo do Departamento de Turismo para a divulgação da investigação nesta área , através da publicação e organização, desde 2013,  da revista científica, Tourism and Hospitality International Journal, que conta com publicações semestrais e edições especiais,  que reúnem  alguns dos melhores investigadores internacionais de Turismo.

 

O evento virtual que assinalará os 25 anos de formação turística no ISCE contará com a honrosa Lição de Sapiência a cargo do Prof. Doutor Licínio Cunha, Economista, Professor Catedrático Convidado da ULHT, onde criou e dirigiu o Departamento de Turismo. Desempenhou vários cargos na área do turismo (Direção de Serviços de Turismo e Direção-Geral do Turismo), tendo sido Secretário de Estado do Turismo nos IV, V, X e XI Governos Constitucionais. Foi Presidente da Comissão Económica da Federação Internacional de Termalismo e Climatismo, Administrador da European Financial Marketing Association e membro do Comité Económico e Social das Comunidades Europeias. Foi administrador de várias empresas turísticas, principalmente da ENATUR, S. A. (de que foi fundador), Vilamoura, S.A., Lusotur, Marinoteis, S.A. É autor de vários livros de referência no turismo, como Introdução ao Turismo, Economia e Política do Turismo e Turismo e Desenvolvimento.

 

Dia 8 de outubro, convidamos todos para se juntarem a nós e a assistirem ao vivo a este evento que pretende celebrar 25 anos a fazer a diferença no Turismo.

 

Contamos com todos!


 


  • Galeria
;