Em parceria com Guias de Portugal by SNATTI
| ENQUADRAMENTO
Focado na interpretação cultural e informação turística, este curso reparte-se em 6 domínios de aprendizagem, destacando-se as componentes Turístico-Cultural, Histórico/Contemporâneo, Linguístico, Empreendedorismo e Prática Profissional e Relacionamento Interpessoal, completado por 7 Masterclasses nos domínios do Marketing e Desenvolvimento, Contabilidade, Legislação Higiene e Segurança e Ética e Deontologia Profissional. No domínio linguístico, o estudante poderá escolher entre Alemão, Francês ou Espanhol (mínimo 3 alunos).
Esta formação altamente especializada realiza-se em regime de b-learning, que se distribui por um total de 670 horas de aprendizagem através de: sessões síncronas, agrupadas em 15 módulos curriculares e 7 masterclasses temáticas; trabalho autónomo; prática simulada presencial em contexto real com um circuito turístico de 9 dias (90 horas) por todo o país (incluído no curso), acompanhado por guia intérprete oficial; e 30 horas de visitas de estudo guiadas.
Após a conclusão com sucesso desta formação, os alunos poderão inscrever-se nas Provas da Qualidade do SNATTI para Certificação de Guia Intérprete Nacional oficial, entre os meses de março e outubro, desde que tenham concluído a licenciatura numa das seguintes áreas: Turismo, História, Línguas, Arquitetura, Tradução, Relações Internacionais, Relações-Públicas, Psicologia ou Ciências da Comunicação. O curso proporcionará ao estudante concorrer à certificação Clean&Safe (quando disponibilizadas pelo Turismo de Portugal, I. P.).
| OBJETIVOS
- Formar profissionais competentes na área da Informação Turística e Interpretação da Cultura Portuguesa.
- Fornecer uma sólida componente teórica, enfatizando a aplicação de conhecimentos práticos em contexto real;
- Assegurar uma excelente formação complementar numa ótica de aquisição de conhecimentos, ou numa perspetiva de consolidação e atualização do saber na área.
- Reforçar os conhecimentos mediante as componentes Histórico-Cultural, Informação Turística, Línguas, Inovação e do desenvolvimento turístico sustentável a nível local, regional e nacional.
- Prover a aquisição de um conjunto de soft skills nas áreas da comunicação e storytelling, gestão de grupos, liderança e marketing pessoal.
- Contribuir para a possibilidade de aquisição da certificação Clean & Safe pelo Turismo de Portugal, I. P.
- Contribuir para a qualificação e certificação pelo SNATTI.
| DESTINATÁRIOS
- Licenciados em Turismo, História, Línguas, Arquitetura, Tradução, Relações Internacionais, Relações-Públicas, Psicologia ou Ciências da Comunicação (com acesso às Provas da Qualidade do SNATTI).
- Serão aceites candidaturas de diplomados em qualquer área de licenciatura não referida no ponto anterior (sem acesso às Provas da Qualidade do SNATTI).
- Estudantes e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimentos na área da Informação Turística e Interpretação da Cultura Portuguesa.
- Cidadãos portugueses ou de nacionalidade estrangeira que pretendam adquirir conhecimento em cultura portuguesa.
- Professores de língua e cultura portuguesa, a lecionar em instituições estrangeiras.
- Operadores e outros Agentes de Turismo estrangeiros que operem no mercado português.
- Residentes de nacionalidade estrangeira e detentores de uma licenciatura atribuída por instituição não portuguesa, que pretendam exercer de forma legal a profissão de guia intérprete em Portugal, na sua língua de origem.
- Estudantes de licenciatura e profissionais com interesse específico num dos domínios de formação, poderão frequentar módulos avulsos nesta pós-graduação.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Guia Intérprete oficial (ver condições);
- Blogger/Vlogger de Viagens (influencer);
- Câmaras Municipais e outros organismos públicos ou privados;
- Atendimento ao público em Postos de Informação Turística;
- Gestão de promoção turística (comunicação, marketing e consultoria turística);
- Designer de Itinerários em Agências de Viagens, OTA e/ou Operadores Turísticos;
- Gestão e desenvolvimento de produto e de serviço turísticos;
- Gestor de cliente e produto em Agência de Viagens e Operadores Turísticos estrangeiros a operar em Portugal;
- Técnico cultural em
Embaixadas ou outras instituições diplomáticas;
- Empreendedorismo e criação
de negócio turístico
| DURAÇÃO E CRONOGRAMA
Duração:
- 12 meses
Horário:
- 4ª-feiras - 18h30-22h30
- 6ª-feiras - 18h30-22h30
- sábados - 10h00-13h00 | 7 masterclasses com datas pré-definidas
Total Horas
- 495h de aulas técnico-práticas (375h de aulas online síncronas 30h de visitas de estudo 90h de Circuito Turístico Educacional de 9 dias por todo o país) 175h de trabalho autónomo.
| ESTRUTURA CURRICULAR
DOMÍNIO |
MÓDULO |
PROFESSOR(A) | Carga Horária | ||
Horas síncronas |
Estudo
|
Visitas de Estudo presenciais guiadas (previsão) |
|||
Turístico-Cultural |
Destinos Turísticos em Portugal |
Nuno Abranja |
20 |
10 |
Webconferência |
Geografia e Património Natural Português |
Joaquim Fernandes |
16 |
8 |
Visitas e atividades de turismo na natureza [8h]: rio Tejo, Costa de Cascais, Cabo da Roca, Serra de Sintra |
|
Património Histórico Construído |
Isabel Correia |
23 |
12 |
Visitas [6h]: Praça do Império, Mosteiro dos Jerónimos, Centro Histórico de Lisboa, Castelo de São Jorge, Sé Catedral de Lisboa |
|
Cultura Popular Portuguesa |
Bonifácio Rodrigues |
40 |
22 |
Visitas [8h]: Museu de Etnologia, Exposições e Espólio do Museu de Arte Popular, Palácio do Marquês de Pombal, Jardins e Lagar de Azeite, Adega do Palácio do Marquês de Pombal com prova do vinho de Carcavelos |
|
Histórico/ Contemporâneo |
História de Portugal Comparada |
Carla Braga |
30 |
10 |
Visitas [8h]: Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Azulejo, Igreja e Museu de São Roque |
História de Arte Portuguesa e Iconografia |
Marta Barbosa Ribeiro |
36 |
18 |
||
Portugal Político-Económico no Séc. XXI |
Alcides Flor |
30 |
8 |
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|
Linguístico |
Língua e Cultura Inglesa |
Leonor Tito |
32 |
15 |
---- |
Língua e Cultura Francesa |
Ana Lúcia Mendes |
32 |
15 |
---- |
|
Língua e Cultura Alemã |
Marta Villares |
---- |
|||
Língua e Cultura Espanhola |
Catalina Moreno |
---- |
|||
Empreendedorismo e Prática Profissional |
Conceção de Itinerários Turísticos |
Ricardo Martins |
46 |
24 |
Circuito Turístico [90h]: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, Universidade de Coimbra, Sé de Coimbra, Santa Cruz, Sé do Porto, Palácio da Bolsa, São Francisco, Sé de Braga, Bom Jesus do Monte, Castelo de Guimarães, Paço dos Duques, Museu Grão Vasco, Sé de Viseu, Museus de Belmonte, Jardins do Paço Castelo Branco, Catedral de Évora, Capela dos Ossos, Igreja de São Francisco, Visita de Lagos, Largo Santo António, Castelo de Silves, Palácio de Queluz, Palácio da Vila Sintra |
Prática Profissional de Guia Intérprete |
Ricardo Martins |
90 |
10 |
||
Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento |
Alexandre Pessoa |
16 |
8 |
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|
Relacionamento Interpessoal |
Comportamento do Turista e Relações Interculturais |
Marta Villares |
12 |
12 |
---- |
Técnicas de Comunicação e Storytelling |
Mª João Moreira |
12 |
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|
Técnicas de Negociação e Liderança |
Mª João Moreira |
|
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|
Masterclasses (web) |
Gestão das Masterclasses |
Nuno Abranja |
3 |
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Segurança e Saúde no Turismo |
Jorge Pereira |
3 |
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|
Clean & Safe |
---- |
3 |
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|
Gestão do Risco |
Mª João Moreira |
3 |
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|
Princípios Básicos de Contabilidade e Fiscalidade |
Teresa Costa |
3 |
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|
Fundamentos do Direito do Trabalho para Profissionais de Turismo |
Teresa Costa |
3 |
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|
Marketing Pessoal |
Ana Lúcia Mendes |
3 |
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|
Ética e Deontologia Profissional |
Isabel Correia |
3 |
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