Nesta página encontras informação acerca dos concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados.
A decisão surge no seguimento do Decreto-Lei nº 11/2000, publicado no dia 2 de abril de 2000, que cria os concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o ensino secundário através das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados sem necessidade de realizarem exames nacionais.
O Decreto-Lei prevê que os estudantes façam provas nas próprias instituições de ensino superior às quais se candidatam, tendo em vista avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos aos quais apresentem candidatura.
Aplica-se que a Licenciatura pretendida seja obrigatoriamente da mesma área de estudo do Curso Profissional (consultar CNAEF do Curso Profissional).
Esta nova forma de acesso foi criada de forma a eliminar a desigualdade que existe entre os estudantes que realizam o ensino secundário nas vias científico-humanísticas e nas vias profissionalizantes.
O regulamento com todas as informações necessárias: provas de admissão, vagas e quadros de correspondência já está disponível e pode ser consultado aqui.