Acreditado, pela A3ES em 24 de março de 2020 - ACEF/1718/0125357
Registado na DGES com o número R/A-Ef 3361/2011/AL01
Aviso n.º 3546/2015, publicado na 2ª série do DR nº 64, de 1/04/2015
| APRESENTAÇÃO
A Educação Básica proporciona a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado, bem como a aquisição de competências facilitadoras da integração em equipas multidisciplinares de apoio e cooperação dentro e fora do sistema educativo.
A nossa Licenciatura em Educação Básica está estruturada para responder aos mais altos padrões de qualidade definidos pelo modelo de Bolonha, fundamentalmente:
- Os alunos dispõem de uma plataforma (Blackboard) que facilita a gestão dos tempos de aprendizagem.
- Possibilidade de Estágios internacionais na Europa, Estados Unidos e nos países de Língua Oficial Portuguesa.
- Titulação reconhecida em todos os países europeus aderentes ao processo de Bolonha.
- Acesso a BOLSAS de Estudo do MCTES-DGES para todos os alunos com baixos rendimentos.
- Possibilidade de conciliar a vida profissional dos alunos com a frequência do curso.
- Disponibilidade de acesso ao ensino superior através dos regimes geral de acesso e especial de ingresso (maiores de 23 anos, transferência, reingresso e mudança de curso).
Estamos certos de que a frequência desta licenciatura será uma experiência frutuosa aos níveis académico, social e pessoal. Estamos, igualmente, seguros de que esta formação será o mais valia profissional para todos os que gostam da Educação e apostam, verdadeiramente, na sua qualificação.
| DURAÇÃO
- 1º Ciclo: 6 semestres (180 ECTS) - Licenciatura em Educação Básica
- 2º Ciclo:
- 3 semestres (90 ECTS): - Mestrado em Educação Pré-Escolar
- 4 semestres (120 ECTS): - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| OBJETIVOS
- 1º Ciclo
A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de acesso à formação para a docência. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado.
Constituem-se como objetivos para este Curso:
- Desenvolver conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no domínio da educação;
- Desenvolver uma formação académica sólida e estruturada, fruto da aquisição de saberes próprios das diversas áreas do conhecimento
| SAÍDAS ACADÉMICAS
A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de de acesso à formação para a docência Educativa de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado: Educação Pré-Escolar; Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico; Ensino do lº e 2º Ciclo do Ensino Básico.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Integrar equipas multidisciplinares com funções educativas de apoio e cooperação dentro e fora do sistema Educativo;
- Gizar projetos de Educação no âmbito da educação não-formal e participar na sua dinamização em autarquias, campos de férias, bibliotecas, ATL’s, hospitais, museus, parques e jardins, quintas pedagógicas, campo de férias, teatros, associações, fundações e centros culturais e sociais, entre outros;
- Participar na dinamização de projetos de Educação dentro do sistema educativo formal e apoiar o desenvolvimento de atividades educativas, nomeadamente em Creches e Jardins de Infância e nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básica: clubes escolares, acompanhamento de visitas de estudo, apoio ao estudo acompanhado, acompanhamento das atividades de extensão curricular, entre outros;
- Assessorar os Conselhos Executivos dos Agrupamentos Escolares;
- Apoiar a inclusão de crianças em contextos educativos marcados.
|PARCEIROS
Consulta aqui a lista de parceiros.
| PROVAS DE INGRESSO
Um dos seguintes conjuntos:
- Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Português;
- Matemática e Português.
| PLANO DE ESTUDOS
| Unidades Curriculares | Carga
                                Horária | Créditos | 
| 1º Ano - 1º Semestre | ||
| Pedagogia e Modelos de Educação | 80 | 3 | 
| Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 80 | 3 | 
| Sociologia da Educação e da Infância | 55 | 2 | 
| História de Portugal I | 135 | 5 | 
| Técnicas de Expressão e Comunicação em Português | 160 | 6 | 
| Fundamentos da Matemática | 160 | 6 | 
| Temas Integrados de Ciências I | 135 | 5 | 
| 1º Ano - 2º Semestre | ||
| Metodologia da Investigação em Educação | 80 | 3 | 
| Introdução à Linguística Portuguesa | 160 | 6 | 
| Geometria | 160 | 6 | 
| Temas Integrados de Ciências II | 135 | 5 | 
| História de Portugal II | 135 | 5 | 
| Geografia de Portugal I | 135 | 5 | 
| 2º Ano - 1º Semestre | ||
| Desenvolvimento Curricular | 80 | 3 | 
| Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem | 160 | 6 | 
| Álgebra | 160 | 6 | 
| Educação Especial e Inclusão | 55 | 2 | 
| Expressão Físico-Motora | 160 | 6 | 
| Geografia de Portugal II | 135 | 5 | 
| Opção: - Inglês - Espanhol - Mandarim | 55 | 2 | 
| 2º Ano - 2º Semestre | ||
| Língua e Cultura Portuguesa | 160 | 6 | 
| Probabilidades e Análise de Dados | 160 | 6 | 
| Expressão Dramática | 160 | 6 | 
| Expressão Plástica | 160 | 6 | 
| Expressão Musical | 160 | 6 | 
| 3º Ano - 1º Semestre | ||
| Didática da Língua Portuguesa | 110 | 4 | 
| Didática da Matemática | 110 | 4 | 
| Didática do Estudo do Meio | 110 | 4 | 
| Didática das Expressões | 110 | 4 | 
| Literatura para a Infância e Juventude | 180 | 6 | 
| Observação e Intervenção em Contextos Educativos | 220 | 8 | 
| 3º Ano - 2º Semestre | ||
| Expressões Criativas Integradas | 160 | 6 | 
| Resolução de Problemas em Matemática | 160 | 6 | 
| Educação Ambiental e Saúde | 135 | 5 | 
| Projetos em Contextos | 220 | 8 | 
| Opção 2: - Multiculturalidade e Educação Intercultural - Educação de Adultos - Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos - Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação | 80 | 3 | 
| Opção 3: - Oficina da Leitura e da Escrita - Práticas Experimentais em Ciências - Oficina de Matemática | 55 | 2 | 
| Total | 180 | |
