Acreditado, pela A3ES em 24 de março de 2020 - ACEF/1718/0125357
Registado na DGES com o número R/A-Ef 3361/2011/AL01
Aviso n.º 3546/2015, publicado na 2ª série do DR nº 64, de 1/04/2015
| APRESENTAÇÃO
A Educação Básica proporciona a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado, bem como a aquisição de competências facilitadoras da integração em equipas multidisciplinares de apoio e cooperação dentro e fora do sistema educativo.
A nossa Licenciatura em Educação Básica está estruturada para responder aos mais altos padrões de qualidade definidos pelo modelo de Bolonha, fundamentalmente:
- Os alunos dispõem de uma plataforma (Blackboard) que facilita a gestão dos tempos de aprendizagem.
- Possibilidade de Estágios internacionais na Europa, Estados Unidos e nos países de Língua Oficial Portuguesa.
- Titulação reconhecida em todos os países europeus aderentes ao processo de Bolonha.
- Acesso a BOLSAS de Estudo do MCTES-DGES para todos os alunos com baixos rendimentos.
- Possibilidade de conciliar a vida profissional dos alunos com a frequência do curso.
- Disponibilidade de acesso ao ensino superior através dos regimes geral de acesso e especial de ingresso (maiores de 23 anos, transferência, reingresso e mudança de curso).
Estamos certos de que a frequência desta licenciatura será uma experiência frutuosa aos níveis académico, social e pessoal. Estamos, igualmente, seguros de que esta formação será o mais valia profissional para todos os que gostam da Educação e apostam, verdadeiramente, na sua qualificação.
| DURAÇÃO
- 1º Ciclo: 6 semestres (180 ECTS) - Licenciatura em Educação Básica
- 2º Ciclo:
- 3 semestres (90 ECTS): - Mestrado em Educação Pré-Escolar
- 4 semestres (120 ECTS): - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| OBJETIVOS
- 1º Ciclo
A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de acesso à formação para a docência. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado.
Constituem-se como objetivos para este Curso:
- Desenvolver conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no domínio da educação;
- Desenvolver uma formação académica sólida e estruturada, fruto da aquisição de saberes próprios das diversas áreas do conhecimento
| SAÍDAS ACADÉMICAS
A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de de acesso à formação para a docência Educativa de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado: Educação Pré-Escolar; Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico; Ensino do lº e 2º Ciclo do Ensino Básico.
| SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Integrar equipas multidisciplinares com funções educativas de apoio e cooperação dentro e fora do sistema Educativo;
- Gizar projetos de Educação no âmbito da educação não-formal e participar na sua dinamização em autarquias, campos de férias, bibliotecas, ATL’s, hospitais, museus, parques e jardins, quintas pedagógicas, campo de férias, teatros, associações, fundações e centros culturais e sociais, entre outros;
- Participar na dinamização de projetos de Educação dentro do sistema educativo formal e apoiar o desenvolvimento de atividades educativas, nomeadamente em Creches e Jardins de Infância e nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básica: clubes escolares, acompanhamento de visitas de estudo, apoio ao estudo acompanhado, acompanhamento das atividades de extensão curricular, entre outros;
- Assessorar os Conselhos Executivos dos Agrupamentos Escolares;
- Apoiar a inclusão de crianças em contextos educativos marcados.
| PROVAS DE INGRESSO
Um dos seguintes conjuntos:
- Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Português;
- Matemática e Português.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares |
Carga
Horária |
Créditos |
1º Ano - 1º Semestre |
||
Pedagogia e Modelos de Educação |
80 |
3 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem |
80 |
3 |
Sociologia da Educação e da Infância |
55 |
2 |
História de Portugal I |
135 |
5 |
Técnicas de Expressão e Comunicação em Português |
160 |
6 |
Fundamentos da Matemática |
160 |
6 |
Temas Integrados de Ciências I |
135 |
5 |
1º Ano - 2º Semestre |
||
Metodologia da Investigação em Educação |
80 |
3 |
Introdução à Linguística Portuguesa |
160 |
6 |
Geometria |
160 |
6 |
Temas Integrados de Ciências II |
135 |
5 |
História de Portugal II |
135 |
5 |
Geografia de Portugal I |
135 |
5 |
2º Ano - 1º Semestre |
||
Desenvolvimento Curricular |
80 |
3 |
Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem |
160 |
6 |
Álgebra |
160 |
6 |
Educação Especial e Inclusão |
55 |
2 |
Expressão Físico-Motora |
160 |
6 |
Geografia de Portugal II |
135 |
5 |
Opção: - Inglês - Espanhol - Mandarim |
55 |
2 |
2º Ano - 2º Semestre |
||
Língua e Cultura Portuguesa |
160 |
6 |
Probabilidades e Análise de Dados |
160 |
6 |
Expressão Dramática |
160 |
6 |
Expressão Plástica |
160 |
6 |
Expressão Musical |
160 |
6 |
3º Ano - 1º Semestre |
||
Didática da Língua Portuguesa |
110 |
4 |
Didática da Matemática |
110 |
4 |
Didática do Estudo do Meio |
110 |
4 |
Didática das Expressões |
110 |
4 |
Literatura para a Infância e Juventude |
180 |
6 |
Observação e Intervenção em Contextos Educativos |
220 |
8 |
3º Ano - 2º Semestre |
||
Expressões Criativas Integradas |
160 |
6 |
Resolução de Problemas em Matemática |
160 |
6 |
Educação Ambiental e Saúde |
135 |
5 |
Projetos em Contextos |
220 |
8 |
Opção 2: - Multiculturalidade e Educação Intercultural - Educação de Adultos - Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos - Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação |
80 |
3 |
Opção 3: - Oficina da Leitura e da Escrita - Práticas Experimentais em Ciências - Oficina de Matemática |
55 | 2 |
Total | 180 |