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ISCE
Acreditado pela A3ES em 4 de abril de 2014 - ACEF/1112/25357
Plano de estudos autorizado pela A3ES a 22 de dezembro de 2014
Aviso nº 3546/2015, publicado na 2ª série do DR, de 1/04/2015


| APRESENTAÇÃO

A Educação Básica proporciona a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado, bem como a aquisição de competências facilitadoras da integração em equipas multidisciplinares de apoio e cooperação dentro e fora do sistema educativo. 


A nossa Licenciatura em Educação Básica está estruturada para responder aos mais altos padrões de qualidade definidos pelo modelo de Bolonha, fundamentalmente: 

        1. Modelo b-learning de formação. Os alunos dispõem de uma plataforma (Blackboard) que facilita a gestão dos tempos de aprendizagem.
        2. Possibilidade de Estágios internacionais na Europa, Estados Unidos e nos países de Língua Oficial Portuguesa.
        3. Titulação reconhecida em todos os países europeus aderentes ao processo de Bolonha.
        4. Acesso a BOLSAS de Estudo do MCTES-DGES para todos os alunos com baixos rendimentos.
        5. Possibilidade de conciliar a vida profissional dos alunos com a frequência do curso.
        6. Disponibilidade de acesso ao ensino superior através dos regimes geral de acesso e especial de ingresso (maiores de 23 anos, transferência, reingresso e mudança de curso). 
Estamos certos de que a frequência desta licenciatura será uma experiência frutuosa aos níveis académico, social e pessoal. Estamos, igualmente, seguros de que esta formação será o mais valia profissional para todos os que gostam da Educação e apostam, verdadeiramente, na sua qualificação. 



| DURAÇÃO



| OBJETIVOS
    • 1º Ciclo

A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de acesso à formação para a docência. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado. 


Constituem-se como objetivos para este Curso:

    • Desenvolver conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no domínio da educação;
    • Desenvolver uma formação académica sólida e estruturada, fruto da aquisição de saberes próprios das diversas áreas do conhecimento



| SAÍDAS ACADÉMICAS

A Licenciatura em Educação Básica constitui-se, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, como condição de de acesso à formação para a docência Educativa de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos. Com a duração de 6 semestres, visa proporcionar a aquisição de competências académicas, de índole científica, fundamentais e consentâneas com os níveis de docência para os quais os licenciados podem progredir, aquando da seleção da sua área de mestrado: Educação Pré-Escolar; Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico; Ensino do lº e 2º Ciclo do Ensino Básico. 



| SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Integrar equipas multidisciplinares com funções educativas de apoio e cooperação dentro e fora do sistema Educativo; 
    • Gizar projetos de Educação no âmbito da educação não-formal e participar na sua dinamização em autarquias, campos de férias, bibliotecas, ATL’s, hospitais, museus, parques e jardins, quintas pedagógicas, campo de férias, teatros, associações, fundações e centros culturais e sociais, entre outros; 
    • Participar na dinamização de projetos de Educação dentro do sistema educativo formal e apoiar o desenvolvimento de atividades educativas, nomeadamente em Creches e Jardins de Infância e nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básica: clubes escolares, acompanhamento de visitas de estudo, apoio ao estudo acompanhado, acompanhamento das atividades de extensão curricular, entre outros; 
    • Assessorar os Conselhos Executivos dos Agrupamentos Escolares; 
    • Apoiar a inclusão de crianças em contextos educativos marcados. 



| PROVAS DE INGRESSO 
Um dos seguintes conjuntos: 
      • 17 - Matemática Aplicada às Ciências Sociais
      • 18 - Português
ou
      • 16 - Matemática
      • 18 - Português

 


| PLANO DE ESTUDOS

Unidades Curriculares

Créditos

1º Ano - 1º Semestre

Pedagogia e Modelos de Educação

3

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

3

Sociologia da Educação e da Infância

2

História de Portugal I

5

Técnicas de Expressão e Comunicação em Português

6

Fundamentos da Matemática

6

Temas Integrados de Ciências I

5
1º Ano - 2º Semestre

Metodologia da Investigação em Educação

3

Introdução à Linguística Portuguesa

6

Geometria

6

Temas Integrados de Ciências II

5

História de Portugal II

5

Geografia de Portugal I

5
2º Ano - 1º Semestre

Desenvolvimento Curricular

3

Língua Portuguesa e Aquisição da Linguagem

6

Álgebra

6

Educação Especial e Inclusão

2

Expressão Físico-Motora

6

Geografia de Portugal II

5

Opção:

- Inglês

- Espanhol

- Mandarim

2
2º Ano - 2º Semestre

Língua e Cultura Portuguesa

6

Probabilidades e Análise de Dados

6

Expressão Dramática

6

Expressão Plástica

6
Expressão Musical 6
3º Ano - 1º Semestre

Didática da Língua Portuguesa

4

Didática da Matemática

4

Didática do Estudo do Meio

4

Didática das Expressões

4

Literatura para a Infância e Juventude

6

Observação e Intervenção em Contextos Educativos

8
3º Ano - 2º Semestre

Expressões Criativas Integradas

6

Resolução de Problemas em Matemática

6

Educação Ambiental e Saúde

5

Projetos em Contextos

8

Opção 2:

- Multiculturalidade e Educação Intercultural

- Educação de Adultos

- Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos

- Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação

3

Opção 3:

- Oficina da Leitura e da Escrita

- Práticas Experimentais em Ciências

- Oficina de Matemática

- Oficina da História e de Geografia

2

TOTAL

 180

Prof. Doutora Eva Corrêa e Professora Especialista Inês Ribeiros


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