Acreditado pela A3ES em 23 de outubro de 2023 - NCE/22/2200184
Registado na DGES com o número R/A-Cr 3/2024
Aviso n.º 8001/2024/2, publicado no DR – 2ª. série nª. 74 de 15-04-2024
Mestrado em Educação (100% Online)
|ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
- Administração e Gestão Escolar
- Desenvolvimento Sociocomunitário
- Supervisão Pedagógica
|DURAÇÃO
- 4 semestres (120 ECTS): Mestrado em Educação
|CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE
INGRESSO
- ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal
nas áreas da do CNAEF 114 -Formação de Professores/formadores e Ciências da
Educação, CNAEF 331 – Ciências Sociais e do Comportamento e CNAEF 776 –
Serviços Sociais
- Outros Requisitos Específicos:
(i) acesso a um computador com ligação à internet;(ii) conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
| OBJETIVOS
- Promover o desenvolvimento de processos centrados na análise, na reflexão, na experimentação e na construção de ambientes de ensino aprendizagem;
- Desenvolver competências para a conceção, planificação , desenvolvimento e avaliação de programas e atos educativos formais ou não formais;
- Contribuir para a construção de um perfil profissional assente em quatro dimensões que suportam o sentido da educação formal e não formal: a dimensão ética, a dimensão formativa, a dimensão relacional e social e a dimensão investigativa..
Assim, no final do percurso de formação, os estudantes terão adquirido e desenvolvido as seguintes competências:
- Intervir nas áreas das diferentes especialidades: Formação de Professores e Formadores / Gestão Organizacional / Desenvolvimento Sociocomunitário;
- Intervir no sistema educativo, formativo ou em sistemas de formação não formal;
- Desenvolver programas e projetos de natureza organizacional, científica, pedagógica e didática;
- Liderar processos de gestão organizacional e pedagógica, tanto, em estruturas e em espaços de educação formal e não formal, como na formação inicial e contínua de professores, formadores e demais profissionais do trabalho social e educativo.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares |
Créditos |
1º Ano - 1º Semestre |
|
Tronco comum às 3 especialidades
|
|
Desenho, Desenvolvimento e Avaliação – Programas e Projetos Educacionais |
8 |
Habitats Digitais: Potencial Pedagógico |
7 |
Liderança e Gestão de Equipas |
7 |
Metodologia da Investigação em Educação |
8 |
1º Ano - 2º Semestre |
|
Especialidade
em ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
|
|
Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Educativas |
8 |
Informática Aplicada à Administração e Gestão das Escolas |
7 |
Modelos e Práticas de Administração Escolar |
8 |
Opção: - Gestão Local e Autonomia Financeira nas Escolas - Relação Educativa e Bem-Estar |
7 |
Especialidade
em DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNITÁRIO
|
|
Educação, desenvolvimento e dimensão social e comunitária |
8 |
Educação, Empreendedorismo e Inovação Social |
7 |
Pedagogia Social |
8 |
Opção: - Educação pela Arte e Inclusão Social - Educação e Promoção da Saúde em contexto comunitário |
7 |
Especialidade
em SUPERVISÃO
PEDAGÓGICA
|
|
Análise de situações educativas |
7 |
Modelos de avaliação educacional |
8 |
Supervisão Pedagógica |
8 |
Opção: - Cenários e Práticas de Supervisão - Relação Educativa e Bem-Estar |
7 |
2.º Ano - 1.º e 2.º Semestres |
|
Dissertação / Projeto de Intervenção (AG) |
50 |
Seminário de Investigação |
10 |