Mestrado em Intervenção Social (100% online)

Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o nº R/A-Cr 114/2025a 29 de julho de 2025
Oferta formativa dinamizada em parceria com o ISCE Douro
Membro

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Mestrado em Intervenção Social, oferecido pelo ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) e pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados para intervir de forma crítica, ética e transformadora perante os desafios sociais contemporâneos.

Este ciclo de estudos responde à crescente complexidade dos contextos sociais, capacitando os estudantes para conceber, implementar e avaliar estratégias de intervenção social inovadoras, com base em referenciais teóricos sólidos e práticas reflexivas. O curso promove o desenvolvimento de competências para atuar em diferentes domínios da intervenção social, contribuindo para a inclusão, participação cidadã e coesão comunitária.

Lecionado em regime 100% online, o mestrado garante:

Flexibilidade de horário, ideal para quem concilia estudos e vida profissional
Acesso global, aberto a estudantes de qualquer parte do mundo
Redução de custos, ao eliminar despesas com deslocações e estadia
Aprendizagem personalizada, ao ritmo de cada estudante
Forte aplicabilidade prática, com foco nas exigências do mercado de trabalho
Desenvolvimento de competências digitais e de comunicação virtual
Ambiente colaborativo, com oportunidades de networking entre estudantes e docentes

ACREDITAÇÃO DO CURSO

Acreditado em 30/05/2025

Deliberação da A3ES

COORDENAÇÃO

Professora Doutora Filipa Coelhoso
Professora Doutora Filipa Coelhoso
filipa.coelhoso@isce.pt
Professora Doutora Cátia Vaz
Professora Doutora Cátia Vaz
catia.vaz@iscedouro.pt

DURAÇÃO

4 semestres (120 ECTS)

NÚMERO DE VAGAS

30

CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre os alunos que reunirem as seguintes condições:

a) Titulares de um grau de Licenciado ou equivalente legal

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos

Outras condições específicas de ingresso:

Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas CNAEF 310 - Ciências Sociais e do Comportamento e do CNAEF 142 - Ciências da Educação.

Outros Requisitos Específicos:

(i) Ter acesso a um computador com ligação à internet;

(ii) Ter experiência de navegação e pesquisa na internet

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Intervir sobre diferentes contextos sociais para reconhecer os fatores que contribuem para a vulnerabilidade, desigualdade e exclusão social.
Dominar as metodologias e teorias de intervenção social ajustadas aos diferentes contextos para aplicar eficazmente estratégias inovadoras com base em conhecimentos científicos, aptidões e competências construídas.
Conceber, implementar, monitorizar e avaliar o impacto das intervenções sociais, com base em evidências empíricas.
Ampliar a capacidade de compreensão, prospetiva e holística da ação, dos processos de mudança, dos paradigmas de desenvolvimento e de intervenção social em contextos multidimensionais;
Desenvolver competências de investigação passíveis de gerar conhecimento e de promover um processo de autodesenvolvimento científico pedagógico e profissional ao longo da vida.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As oportunidades profissionais abrangem uma variedade de contextos de intervenção social, incluindo trabalho com crianças, jovens e adultos em:

Contextos de proteção social para crianças e jovens, como Equipas Multidisciplinares de Assessoria Técnica aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário, Acolhimento Familiar e Equipas de Rua.
Contextos educativos e terapêuticos específicos, tais como Centros Hospitalares, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Apartamentos de Autonomização, Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos.
Contextos institucionais que trabalham com pessoas em situação de maior risco de exclusão social, incluindo Beneficiários do Rendimento Social de Inserção, População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas em isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados e pessoas com doença mental.
Contextos sociais e de saúde e bem-estar, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros Educativos, Escolas, Autarquias, Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Linhas SOS, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centros Culturais e Recreativos, Unidades de Saúde Familiar.
Contextos de educação formal, não formal e informal, como Escolas, Centros Re/educativos, Associações/Instituições de Educação não formal, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Universidades Seniores, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Unidades de Cuidados Continuados, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centros de Formação Profissional, Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos, Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida
Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, incluindo Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Unidades de Apoio Integrado, Centros de Atendimento, Apoio Domiciliário a Idosos e Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Pessoas Portadoras de Deficiência.
Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social.

DESTINATÁRIOS

Os destinatários deste Mestrado são, além de investigadores das Ciências Sociais, profissionais ligados à intervenção social no terreno junto de indivíduos, grupos e territórios vulneráveis (em autarquias, instituições publicas e privadas de solidariedade social, associações de desenvolvimento local e comunitário, entre outros), com formações de base em Educação Social, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Animação Sociocultural, entre outras; Recém-licenciados, Recém-Pós-graduados e todos os que pretendem desenvolver uma carreira profissional em Portugal ou no Estrangeiro ou até mesmo uma carreira de investigação científica.

Plano de Estudos

Unidades CurricularesHorasCreditos
1.º Ano – 1.º Semestre
1.º Ano – 2.º Semestre
2.º Ano – 1.º/2.º Semestre