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ISCE
Acreditado pela A3ES em 10 de outubro de 2023 - ACEF/2021/0425397

Registado na DGES com o número R/A-Ef 924/2011/AL02

Aviso nº 4439/2024, publicado na 2ª série do DR nº 39, de 23/02/2024

Membro de:
| DURAÇÃO
    • 4 semestres (120 ECTS): Mestrado em Educação Social 
 

| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
    • Crianças e jovens em risco


| OBJETIVOS
    • Desenvolver num quadro conceptual bem estruturado para o contexto específico de atuação; 
    • Aprofundar as competências de análise e reflexão crítica para a melhoria da prática sócio-educativa; 
    • Contribuir para a construção de conhecimento científico na área específica da formação; 
    • Desenvolver competências de liderança e resolução de conflitos; 
    • Adotar estratégias de intervenção com a finalidade de combater os problemas gerados pelos desequilíbrios sociais; 
    • Desenvolver capacidades para conceber, gerir e avaliar instituições e programas.


| COMPETÊNCIAS
    • Realização de atividades de carácter formativo;
    • Investigação para a inovação;
    • Avaliação de instituições;
    • Direção de instituições e de projetos de intervenção;
    • Colaboração internacional e cooperação para o desenvolvimento;
    • Coordenação;
    • Realização de atividades de carácter formativo.


| CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO

    • Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação Social: Especialização em Crianças e Jovens em Risco:
      a)  Titulares de Licenciatura (ou equivalente legal) em Educação Social ou em outro domínio das Ciências da Educação (tais como: educação básica, docentes do ensino pré-escolar, básico, secundário ou profissional), das Ciências Sociais (tais como: Animação Sociocultural, Psicologia, Sociologia, Serviço Social), assim como titulares de outras licenciaturas, desde que possuam experiência profissional nos domínios da educação e intervenção com crianças e jovens.
      b)  Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo.
      c)  Titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Concelho Técnico-Científico.
      d)  Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
    • Podem ainda candidatar-se Licenciados Pré-Bolonha do curso bietápico de Licenciatura em Educação Social, nos termos que a seguir se enunciam:
      Técnicos Superiores de Educação Social, com 5 ou mais anos de experiência profissional consecutivas na área de intervenção de crianças e jovens, poderão obter o diploma de Mestrado em Educação Social: Especialização em Crianças e Jovens em Risco, realizando apenas as Unidades Curriculares do segundo ano do curso.



| PLANO DE ESTUDOS 

Unidades Curriculares

Créditos

1º Ano - 1º Semestre

Organização e direção de equipamentos sociais e educativos

6

Educação social e crianças e jovens em risco

6

Metodologia de Investigação

6

Educação Parental e Intervenção Precoce

6

Opção 1:

- Escola e territórios sociocomunitários

- Educação, desenvolvimento e dimensão social

6

1º Ano - 2º Semestre

Intervenção com crianças e jovens vítimas de abuso sexual

6

Desenho e avaliação de programas

6

Intervenção com a família e a criança e jovem em risco

6

Delinquência juvenil e intervenção social

6

Opção 2:

- Educação, Saúde e Dependências

- Orientação escolar e profissional

6

2º Ano - 1º e 2º Semestres

Seminário de Investigação e de Apoio à Dissertação/ Projeto de Intervenção

21

Dissertação/ Projeto de intervenção

39


 

Após conclusão do 1º ano curricular será atribuído um Certificado de Especialização/Pós-Graduação na área.


Professora Doutora Filipa Coelhoso


mestrados@isce.pt


219 347 135
(chamada para rede fixa nacional)


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