Registado na DGES com o número R/A-Ef 924/2011/AL02
Aviso nº 4439/2024, publicado na 2ª série do DR nº 39, de 23/02/2024

| DURAÇÃO
- 4 semestres (120 ECTS): Mestrado em Educação Social
| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
- Crianças e jovens em risco
| OBJETIVOS
- Desenvolver num quadro conceptual bem estruturado para o contexto específico de atuação;
- Aprofundar as competências de análise e reflexão crítica para a melhoria da prática sócio-educativa;
- Contribuir para a construção de conhecimento científico na área específica da formação;
- Desenvolver competências de liderança e resolução de conflitos;
- Adotar estratégias de intervenção com a finalidade de combater os problemas gerados pelos desequilíbrios sociais;
- Desenvolver capacidades para conceber, gerir e avaliar instituições e programas.
| COMPETÊNCIAS
- Realização de atividades de carácter formativo;
- Investigação para a inovação;
- Avaliação de instituições;
- Direção de instituições e de projetos de intervenção;
- Colaboração internacional e cooperação para o desenvolvimento;
- Coordenação;
- Realização de atividades de carácter formativo.
| CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO
- Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação Social: Especialização em Crianças e Jovens em Risco:
a) Titulares de Licenciatura (ou equivalente legal) em Educação Social ou em outro domínio das Ciências da Educação (tais como: educação básica, docentes do ensino pré-escolar, básico, secundário ou profissional), das Ciências Sociais (tais como: Animação Sociocultural, Psicologia, Sociologia, Serviço Social), assim como titulares de outras licenciaturas, desde que possuam experiência profissional nos domínios da educação e intervenção com crianças e jovens.
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo.
c) Titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Concelho Técnico-Científico.
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos. - Podem ainda candidatar-se Licenciados Pré-Bolonha do curso bietápico de Licenciatura em Educação Social, nos termos que a seguir se enunciam:
Técnicos Superiores de Educação Social, com 5 ou mais anos de experiência profissional consecutivas na área de intervenção de crianças e jovens, poderão obter o diploma de Mestrado em Educação Social: Especialização em Crianças e Jovens em Risco, realizando apenas as Unidades Curriculares do segundo ano do curso.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares |
Créditos |
1º Ano - 1º Semestre |
|
Organização e direção de equipamentos sociais e educativos |
6 |
Educação social e crianças e jovens em risco |
6 |
Metodologia de Investigação |
6 |
Educação Parental e Intervenção Precoce |
6 |
Opção 1: - Escola e territórios sociocomunitários - Educação, desenvolvimento e dimensão social |
6 |
1º Ano - 2º Semestre |
|
Intervenção com crianças e jovens vítimas de abuso sexual |
6 |
Desenho e avaliação de programas |
6 |
Intervenção com a família e a criança e jovem em risco |
6 |
Delinquência juvenil e intervenção social |
6 |
Opção 2: - Educação, Saúde e Dependências - Orientação escolar e profissional |
6 |
2º Ano - 1º e 2º Semestres |
|
Seminário de Investigação e de Apoio à Dissertação/ Projeto de Intervenção |
21 |
Dissertação/ Projeto de intervenção |
39 |
Após conclusão do 1º ano curricular será atribuído um Certificado de Especialização/Pós-Graduação na área. |