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ISCE

Acreditado pela A3ES e registado na DGES
com o nº R/A-Cr 114/2025a 29 de julho de 2025

Oferta formativa dinamizada em parceria com o ISCE Douro

| Coordenação
    • Professora Doutora Filipa Coelhoso
    • Professora Doutora Cátia Vaz


| Número de Vagas
    • 30

| Apresentação do Curso

O Mestrado em Intervenção Social, oferecido pelo ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) e pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados para intervir de forma crítica, ética e transformadora perante os desafios sociais contemporâneos.

Este ciclo de estudos responde à crescente complexidade dos contextos sociais, capacitando os estudantes para conceber, implementar e avaliar estratégias de intervenção social inovadoras, com base em referenciais teóricos sólidos e práticas reflexivas. O curso promove o desenvolvimento de competências para atuar em diferentes domínios da intervenção social, contribuindo para a inclusão, participação cidadã e coesão comunitária.

Lecionado em regime 100% online, o mestrado garante:
· Flexibilidade de horário, ideal para quem concilia estudos e vida profissional;
· Acesso global, aberto a estudantes de qualquer parte do mundo;
· Redução de custos, ao eliminar despesas com deslocações e estadia;
· Aprendizagem personalizada, ao ritmo de cada estudante;
· Forte aplicabilidade prática, com foco nas exigências do mercado de trabalho;
· Desenvolvimento de competências digitais e de comunicação virtual;
· Ambiente colaborativo, com oportunidades de networking entre estudantes e docentes.


Este mestrado permite ainda ampliar o alcance dos ISCE a nível nacional e internacional, promovendo a excelência académica e o compromisso com uma intervenção social sustentada, crítica e transformadora.


| Acreditação do Curso
    • Acreditado em 30/05/2025
    • Deliberação da A3ES


| DURAÇÃO
    • 4 semestres (120 ECTS)

| Condições de Acesso
    • Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre os alunos que reunirem as seguintes condições:
      a) Titulares de um grau de Licenciado ou equivalente legal;
      b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
      c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
    • Outras condições específicas de ingresso:
      Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas CNAEF 310 - Ciências Sociais e do Comportamento e do CNAEF 142 - Ciências da Educação.
    • Outros Requisitos Específicos:
      (i) Ter acesso a um computador com ligação à internet;
      (ii) Ter experiência de navegação e pesquisa na internet


| Objetivos de Aprendizagem
  • Intervir sobre diferentes contextos sociais para reconhecer os fatores que contribuem para a vulnerabilidade, desigualdade e exclusão social.
  • Dominar as metodologias e teorias de intervenção social ajustadas aos diferentes contextos para aplicar eficazmente estratégias inovadoras com base em conhecimentos científicos, aptidões e competências construídas.
  • Conceber, implementar, monitorizar e avaliar o impacto das intervenções sociais, com base em evidências empíricas.
  • Ampliar a capacidade de compreensão, prospetiva e holística da ação, dos processos de mudança, dos paradigmas de desenvolvimento e de intervenção social em contextos multidimensionais;
  • Desenvolver competências de investigação passíveis de gerar conhecimento e de promover um processo de autodesenvolvimento científico pedagógico e profissional ao longo da vida.


| Saídas Profissionais
As oportunidades profissionais abrangem uma variedade de contextos de intervenção social, incluindo trabalho com crianças, jovens e adultos em:
  • Contextos de proteção social para crianças e jovens, como Equipas Multidisciplinares de Assessoria Técnica aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário, Acolhimento Familiar e Equipas de Rua.
  • Contextos educativos e terapêuticos específicos, tais como Centros Hospitalares, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Apartamentos de Autonomização, Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos.
  • Contextos institucionais que trabalham com pessoas em situação de maior risco de exclusão social, incluindo Beneficiários do Rendimento Social de Inserção, População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas em isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados e pessoas com doença mental.
  • Contextos sociais e de saúde e bem-estar, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros Educativos, Escolas, Autarquias, Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Linhas SOS, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centros Culturais e Recreativos, Unidades de Saúde Familiar.
  • Contextos de educação formal, não formal e informal, como Escolas, Centros Re/educativos, Associações/Instituições de Educação não formal, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Universidades Seniores, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Unidades de Cuidados Continuados, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centros de Formação Profissional, Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos, Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida
  • Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, incluindo Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Unidades de Apoio Integrado, Centros de Atendimento, Apoio Domiciliário a Idosos e Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Pessoas Portadoras de Deficiência.
  • Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social.


| Destinatários
  • Os destinatários deste Mestrado são, além de investigadores das Ciências Sociais, profissionais ligados à intervenção social no terreno junto de indivíduos, grupos e territórios vulneráveis (em autarquias, instituições publicas e privadas de solidariedade social, associações de desenvolvimento local e comunitário, entre outros), com formações de base em Educação Social, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Animação Sociocultural, entre outras; Recém-licenciados, Recém-Pós-graduados e todos os que pretendem desenvolver uma carreira profissional em Portugal ou no Estrangeiro ou até mesmo uma carreira de investigação científica.

| Plano de Estudos
1.º Ano – 1.º Semestre

Unidades Curriculares

Horas de Trabalho Horas de Contacto

ECTS

Metodologias de Investigação em Ciências Sociais 216h 16 h assíncronas + 4 h síncronas

8

Vulnerabilidades Sociais Emergentes 216h 16 h assíncronas + 4 h síncronas

8

Educação e Literacia em Saúde 189h 14 h assíncronas + 4 h síncronas

7

Empreendedorismo e Inovação Social 189h 14 h assíncronas + 4 h síncronas

7

1.º Ano – 2.º Semestre

Unidades Curriculares

Horas de Trabalho Horas de Contacto

ECTS

Âmbitos e Modelos de Atuação na Reinserção Social 216h 16 h assíncronas + 4 h síncronas

8

Psicologia Social 216h 16 h assíncronas + 4 h síncronas

8

Instrumentos Práticos na Intervenção Social 189h 14 h assíncronas + 4 h síncronas

8

Unidade Curricular Opcional (escolher uma):
• Cidadania, Educação e Direitos Humanos
• Orientação e Dinâmicas Familiares
• Políticas de Intervenção Social
189h 14 h assíncronas + 4 h síncronas

6

2.º Ano – 1.º/2.º Semestre

Unidades Curriculares

Horas de Trabalho Horas de Contacto

ECTS

Seminário de Investigação 250 h 12 h assíncronas + 10 h síncronas

10

Dissertação ou Projeto de Intervenção Social 1350 h 4 h de orientação tutorial

50



Prof. Doutora Cátia Vaz
Prof. Doutora Filipa Coelhoso


mestrados@isce.pt


219 347 135
(chamada para rede fixa nacional)




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