Acreditado pela A3ES e registado na DGES
com o nº R/A-Cr 114/2025a 29 de julho de 2025
Oferta formativa dinamizada em parceria com o ISCE Douro
| Coordenação
- Professora Doutora Filipa Coelhoso
- Professora Doutora Cátia Vaz
| Número de Vagas
- 30
| Apresentação do Curso
O Mestrado em Intervenção Social, oferecido pelo ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) e pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro) tem como principal objetivo formar profissionais altamente qualificados para intervir de forma crítica, ética e transformadora perante os desafios sociais contemporâneos.
Este ciclo de estudos responde à crescente complexidade dos contextos sociais, capacitando os estudantes para conceber, implementar e avaliar estratégias de intervenção social inovadoras, com base em referenciais teóricos sólidos e práticas reflexivas. O curso promove o desenvolvimento de competências para atuar em diferentes domínios da intervenção social, contribuindo para a inclusão, participação cidadã e coesão comunitária.
Lecionado em regime 100% online, o mestrado garante:
· Flexibilidade de horário, ideal para quem concilia estudos e vida profissional;
· Acesso global, aberto a estudantes de qualquer parte do mundo;
· Redução de custos, ao eliminar despesas com deslocações e estadia;
· Aprendizagem personalizada, ao ritmo de cada estudante;
· Forte aplicabilidade prática, com foco nas exigências do mercado de trabalho;
· Desenvolvimento de competências digitais e de comunicação virtual;
· Ambiente colaborativo, com oportunidades de networking entre estudantes e docentes.
Este mestrado permite ainda ampliar o alcance dos ISCE a nível nacional e internacional, promovendo a excelência académica e o compromisso com uma intervenção social sustentada, crítica e transformadora.
| Acreditação do Curso
- Acreditado em 30/05/2025
- Deliberação da A3ES
| DURAÇÃO
- 4 semestres (120 ECTS)
| Condições de Acesso
- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre os alunos que reunirem as seguintes condições:
a) Titulares de um grau de Licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que o Conselho Técnico-Científico considere conferir capacidade para a realização deste ciclo de estudos. - Outras condições específicas de ingresso:
Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas CNAEF 310 - Ciências Sociais e do Comportamento e do CNAEF 142 - Ciências da Educação. - Outros Requisitos Específicos:
(i) Ter acesso a um computador com ligação à internet;
(ii) Ter experiência de navegação e pesquisa na internet
| Objetivos de Aprendizagem
- Intervir sobre diferentes contextos sociais para reconhecer os fatores que contribuem para a vulnerabilidade, desigualdade e exclusão social.
- Dominar as metodologias e teorias de intervenção social ajustadas aos diferentes contextos para aplicar eficazmente estratégias inovadoras com base em conhecimentos científicos, aptidões e competências construídas.
- Conceber, implementar, monitorizar e avaliar o impacto das intervenções sociais, com base em evidências empíricas.
- Ampliar a capacidade de compreensão, prospetiva e holística da ação, dos processos de mudança, dos paradigmas de desenvolvimento e de intervenção social em contextos multidimensionais;
- Desenvolver competências de investigação passíveis de gerar conhecimento e de promover um processo de autodesenvolvimento científico pedagógico e profissional ao longo da vida.
| Saídas Profissionais
As oportunidades profissionais abrangem uma variedade de contextos de intervenção social, incluindo trabalho com crianças, jovens e adultos em:
- Contextos de proteção social para crianças e jovens, como Equipas Multidisciplinares de Assessoria Técnica aos Tribunais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário, Acolhimento Familiar e Equipas de Rua.
- Contextos educativos e terapêuticos específicos, tais como Centros Hospitalares, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Apartamentos de Autonomização, Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos.
- Contextos institucionais que trabalham com pessoas em situação de maior risco de exclusão social, incluindo Beneficiários do Rendimento Social de Inserção, População Emigrante/Imigrante, Sem-Abrigo, pessoas em isolamento social, vítimas de violência doméstica, desempregados e pessoas com doença mental.
- Contextos sociais e de saúde e bem-estar, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros Educativos, Escolas, Autarquias, Associações de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Linhas SOS, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centros Culturais e Recreativos, Unidades de Saúde Familiar.
- Contextos de educação formal, não formal e informal, como Escolas, Centros Re/educativos, Associações/Instituições de Educação não formal, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Universidades Seniores, Comunidades Terapêuticas, Estabelecimentos Prisionais, Unidades de Cuidados Continuados, Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centros de Formação Profissional, Serviços de Orientação e Acompanhamento de Adultos, Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, Organizações/Equipas que desenvolvem projetos de Educação para a Saúde e de Educação Ambiental e Qualidade de Vida
- Contextos de desenvolvimento de respostas sociais, incluindo Centros Comunitários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações/Centros de Apoio aos Cidadãos com Deficiência, Unidades de Apoio Integrado, Centros de Atendimento, Apoio Domiciliário a Idosos e Centros de Atendimento e Apoio Domiciliário a Pessoas Portadoras de Deficiência.
- Contextos de prestação de serviços e cuidados diretos à população infantojuvenil e adulta, em trabalho educativo e social.
| Destinatários
- Os destinatários deste Mestrado são, além de investigadores das Ciências Sociais, profissionais ligados à intervenção social no terreno junto de indivíduos, grupos e territórios vulneráveis (em autarquias, instituições publicas e privadas de solidariedade social, associações de desenvolvimento local e comunitário, entre outros), com formações de base em Educação Social, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Animação Sociocultural, entre outras; Recém-licenciados, Recém-Pós-graduados e todos os que pretendem desenvolver uma carreira profissional em Portugal ou no Estrangeiro ou até mesmo uma carreira de investigação científica.
| Plano de Estudos
1.º Ano – 1.º Semestre
Unidades Curriculares |
Horas de Trabalho | Horas de Contacto |
ECTS |
---|---|---|---|
Metodologias de Investigação em Ciências Sociais | 216h | 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Vulnerabilidades Sociais Emergentes | 216h | 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Educação e Literacia em Saúde | 189h | 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
7 |
Empreendedorismo e Inovação Social | 189h | 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
7 |
1.º Ano – 2.º Semestre
Unidades Curriculares |
Horas de Trabalho | Horas de Contacto |
ECTS |
---|---|---|---|
Âmbitos e Modelos de Atuação na Reinserção Social | 216h | 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Psicologia Social | 216h | 16 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Instrumentos Práticos na Intervenção Social | 189h | 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
8 |
Unidade Curricular Opcional (escolher uma): • Cidadania, Educação e Direitos Humanos • Orientação e Dinâmicas Familiares • Políticas de Intervenção Social |
189h | 14 h assíncronas + 4 h síncronas |
6 |
2.º Ano – 1.º/2.º Semestre
Unidades Curriculares |
Horas de Trabalho | Horas de Contacto |
ECTS |
---|---|---|---|
Seminário de Investigação | 250 h | 12 h assíncronas + 10 h síncronas |
10 |
Dissertação ou Projeto de Intervenção Social | 1350 h | 4 h de orientação tutorial |
50 |