Registo de acreditação: CCPFC/ACC-127198/24
| ENQUADRAMENTO
O contacto com a natureza é deveras importante na vivência da criança, contudo, ao longo do tempo assistimos a um gradual afastamento do adulto e, consequentemente, também das crianças deste ambiente.
| OBJETIVOS DO CURSO
Objetivos gerais
Com este curso, fornecer-se-ão ferramentas pedagógicas atualizadas e adequadas para os domínios da educação ao ar livre. Pretende-se:
- Desenvolver capacidades e competências pedagógicas, no que concerne à educação e ensino no contexto ao ar livre;
- Proporcionar experiências práticas adequadas e correspondentes às necessidades do ensino ao ar livre;
- Conhecer e compreender a metodologia, planeando e aplicando atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
- Avaliar o potencial de cada aluno, desenvolvendo uma visão holística e promovendo o desenvolvimento do seu potencial.
Objetivos específicos
- Compreender o desenvolvimento da criança;
- Compreender os diferentes contextos do ensino ao ar livre;
- Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
- Compreender a fauna e a flora como recursos pedagógicos;
- Compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento holístico;
- Compreender a gestão das atividades de forma sustentável e com impacto positivo no nosso ambiente;
- Ser capaz de avaliar e gerir o risco;
- Planear, gerir e implementar as atividades de aprendizagem;
- Conhecer as necessidades práticas e logísticas da aprendizagem ao ar livre.
| DESTINATÁRIOS
- Licenciados na área da educação;
- Licenciados em ciências do desporto
- Educadores de infância;
- Professores;
- Gestores, técnicos e voluntários de projetos educativos e/ou comunitários;
- Agentes educativos autárquicos;
- Outros profissionais.
| DURAÇÃO
Duração:
- 6 meses
Início das aulas:
- Outubro 2024
Horário:
- Sábados
Total Horas
- 125h de aulas teórico-práticas e 25h de trabalho autónomo (estágio).
| ESTRUTURA CURRICULAR
MÓDULO | |
Carga horária |
|
Introdução à aprendizagem ao ar livre |
7 |
A importância do contexto ao ar livre |
8 |
Gestão de espaços ao ar livre |
3,5 |
Saúde
e segurança ao ar livre |
7 |
Desenvolvimento
de competências socio-emocionais ao ar livre |
7 |
Jardim
de infância ao ar livre |
7 |
Currículos
escolares ao ar livre |
14 |
A
criança com deficiência e o contexto ao ar livre |
7 |
Arte
na educação ao ar livre |
7 |
A
importância do brincar |
3 |
Competências práticas em ambientes ao ar livre : Flora e fauna Geologia Cordas, estruturas e baloiços Ferramentas manuais Cozinha de campo Praia - poças de maré Jogos |
42 |
Primeiros
socorros pediátricos em contexto ao ar livre |
7 |
Estágio |
25 |
*O ISCE reserva-se no direito de ajustar as datas de cada módulo
Corpo Docente
Ana Lopes
Licenciatura em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial, iniciou o seu percurso profissional em Gestão e coordenação de obras. Possui formação na área do Coaching transformacional com ferramentas fundamentais para liderar equipas. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC Mentora do projeto Florescer na cidade, promove sessões de escola da floresta em conjunto com Juntas de Freguesia e Escolas públicas na cidade de Lisboa. @florescernacidade |
Ana Ramos
Licenciatura em Biologia. Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC. Com experiência em observação de aves, educação ambiental e na metodologia Forest School. @cafora_nanatureza www.cafora.pt |
|
|||||
Bobby Furtado Licenciado em Ciências do Desporto - Educação Física e Desporto Escolar pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Praticante de escalada desportiva desde 2007 Equipador de paredes de escalada desde 2013 Guia de actividades de montanha desde 2015
Formador de trabalhos em altura desde
2022 |
Celeste Rosa Licenciatura em Educação de Infância (ISCE) CESE em Supervisão Educativa (ISCE) Mestrado em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (FCUL) Professora Especialista em Educação de Infância (ISCE) Doutoramento em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (IEUL) Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo Coordenadora do mestrado em Educação Pré-Escolar (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Crianças e Jovens (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) Formadora Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, na área da Didática das Ciências Colaboradora no Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
Dulce Gonçalves Professora de Educação Especial 3º ciclo e Secundário.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (UNL), Especialização em Necessidades Educativas Especiais, domínio Cognitivo-Motor (ISEC), Doutoramento em Educação, na especialidade Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa. Criadora do programa Mentes Sorridentes e Vice Presidente da Associação com o mesmo nome. Recebeu, em 2021, o Global Teacher Award e foi finalista do Global Teacher Prize em 2018. @assocmentessorridentes |
|||||
Leonor Pêgo Licenciatura em Escultura (FBAUL). Organiza e orienta oficinas pedagógicas e formação para professores no âmbito do ensino ao Ar Livre em Instituições públicas e privadas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB, Teatro Municipal Maria Matos, Bibliotecas Municipais, etc. @pegoleonor www.mentes sorridentes.pt |
Liliana Gomes Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Praticante de escalada desportiva desde 2011 Monitora de escalada com grupos de crianças com necessidades educativas especiais em 2013/2014 no Uruguai Fundadora da Comunidade de Aprendizagem ao ar livre ALICE no País das Árvores em 2021 Líder de Escola da Floresta (em formação) |
Magda Couto Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, UL Formação Avançada em Educação Inclusiva- COGNOS Líder da Escola da Floresta Certificada pela Arkimedes UK Diretora Técnica da Academia da Alegria, Centro Multi Educacional e Bosque da Alegria. Coordenadora dos Professores de Escola da Floresta do Agrupamento de Escolas da Ericeira |
|||||
Raquel Luís Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)
Educação de Infância para o apoio à educação Bilingue da Criança Surda Programa Erasmus na University West em Trollhättan Suécia, com estágio integrado na Vänerskolan em Vänersborg e observação em diversas escolas suecas na valência de pré-escolar e intermédio/preparação para o primeiro ciclo. Pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Diretora pedagógica do Projeto Raízes- aprendizagem ao ar livre. @raizes.aprendizagem.ao.arlivre |
Rita Rovisco Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)
Mestrado em Educação Artística (ESEL) Formadora no âmbito da Educação Artística Fundadora do Projeto Art Lab. @ritaroviscoart
|
||||||
Tânia Mira Licenciatura em Treino Desportivo (ESDRM).
Mestrado em Gestão das Organizações Desportivas (FMH). Doutorada em Ciências do Desporto (UBI). Formadora na área do desporto, fitness e educação. Professora Convidada no ISCE. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC (em parceria com a Associação Escola da Floresta) Fundadora do projeto Bichinhos do Mato. @bichinhos.do.mato www.bichinhosdomato.pt |
Vera Luís
Licenciatura em Educação de Infância
(ESEL) e Especialista em crianças dos 0
aos 3 anos (ESEL).
Coordenadora da Creche do CSPIN (Centro Social e Paroquial de Igreja Nova), integrada num projeto intergeracional. Formadora e membro ativo no Movimento da Escola Moderna (MEM). Mestranda em Educação Social e Intervenção Comunitária (ESEL). Participação no livro: Educar é aprender o Verbo AMAR, em parceria com o Núcleo de Investigação do Bebé. @aoquevim www.bichinhosdomato.pt |
|
|||||