Candidatos MyISCE Blackboard B-Learning Qualidade Webmail
ISCE
| ENQUADRAMENTO

O contacto com a natureza é deveras importante na vivência da criança, contudo, ao longo do tempo assistimos a um gradual afastamento do adulto e, consequentemente, também das crianças deste ambiente.  


É certo que o ser humano provém da natureza e, como tal, dela faz parte. É até incongruente a necessidade de sensibilizar para esta questão controversa, mas o alheamento do ser humano às suas origens é assustadoramente alarmante. Como pais, educadores, professores e/ou agentes educativos, temos a responsabilidade e o dever de refletir sobre esta temática e agir perante o que está ao nosso alcance na educação das crianças. Permitir que se descubram, que se conheçam e que encontrem o seu elemento, o seu potencial. 


A implementação de práticas pedagógicas com base nas potencialidades do espaço ao ar livre é um processo moroso e difícil, contudo, existem cada vez mais escolas com este tipo de práticas e cada vez mais pais interessados nestas possibilidades. 


Vários autores alertam para a transformação drástica dos hábitos de brincadeira das crianças nas últimas décadas e como consequência uma diminuição e declínio de várias competências nas crianças nos últimos trinta anos nomeadamente, do desenvolvimento das capacidades físicas, orientação espacial, intensidade do esforço, da coordenação motora, da postura, do confronto com o risco, da agilidade, da autoestima, criatividade, autonomia, entre outros, que conduzem as crianças de hoje em dia a um aumento significativo de analfabetismo motor infantil. O contacto das crianças com a natureza durante a infância tem impactos significativos no seu desenvolvimento. A escola é um espaço social frequentado diariamente logo, é um espaço privilegiado para a implementação destas práticas educativas. O ambiente proporciona a oportunidade de conhecer o mundo natural pelos próprios sentidos, incutindo comportamentos de maior proteção e apego com a natureza e seres vivo.  


Neste curso exploramos a importância da educação ao ar livre e o seu impacto na criança ao nível do desenvolvimento holístico.  Proporcionamos as ferramentas pedagógicas adequadas e essenciais ao processo de ensino-aprendizagem em contacto com a natureza.


 

| OBJETIVOS DO CURSO
Objetivos gerais

Com este curso, fornecer-se-ão ferramentas pedagógicas atualizadas e adequadas para os domínios da educação ao ar livre. Pretende-se:
      • Desenvolver capacidades e competências pedagógicas, no que concerne à educação e ensino no contexto ao ar livre;
      • Proporcionar experiências práticas adequadas e correspondentes às necessidades do ensino ao ar livre;
      • Conhecer e compreender a metodologia, planeando e aplicando atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
      • Avaliar o potencial de cada aluno, desenvolvendo uma visão holística e promovendo o desenvolvimento do seu potencial.


Objetivos específicos

      • Compreender o desenvolvimento da criança;
      • Compreender os diferentes contextos do ensino ao ar livre;
      • Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
      • Compreender a fauna e a flora como recursos pedagógicos;
      • Compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento holístico;
      • Compreender a gestão das atividades de forma sustentável e com impacto positivo no nosso ambiente;
      • Ser capaz de avaliar e gerir o risco;
      • Planear, gerir e implementar as atividades de aprendizagem;
      • Conhecer as necessidades práticas e logísticas da aprendizagem ao ar livre.



| DESTINATÁRIOS
    • Licenciados na área da educação;
    • Licenciados em ciências do desporto
    • Educadores de infância;
    • Professores;
    • Gestores, técnicos e voluntários de projetos educativos e/ou comunitários;
    • Agentes educativos autárquicos;
    • Outros profissionais.



| DURAÇÃO 
Duração:

    • 6 meses


Horário:


    • Sábados 

Total Horas 


    • 125h de aulas teórico-práticas e 25h de trabalho autónomo (estágio).



| ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULOS
DOCENTES CONTEÚDOS

Carga horária

Formato

Introdução à aprendizagem ao ar livre Tânia Mira
  • Apresentação do curso
  • Conceito de “aprendizagem ao ar livre”
  • Contexto histórico
  • A importância da aprendizagem ao ar livre
7 Presencial
Desenvolvimento da criança e o contacto com a natureza Vera Luís
  • Desenvolvimento motor, cognitivo e emocional
  • A criança até aos 3 anos
  • A criança dos 3 aos 6 anos
  • A criança a partir dos 7 anos
  • O contacto com a natureza e o desenvolvimento da criança
7 Online
Teorias de aprendizagem Celeste Rosa
  • Metodologias e filosofias pedagógicas:
  • MEM, Montessori, Waldorf, Reggio Emilia, Forest School, Outras.
7 Online
Bem-estar e mindfulness Dulce Gonçalves
  • O Bem-estar e o contacto com a natureza
  • Mindfulness para crianças
7 Presencial
Saúde e segurança ao ar livre Magda Couto
  • Gestão do Risco ao Ar Livre
  • Questões práticas de saúde e segurança nos ambientes ao ar livre
7 Presencial
Gestão dos espaços ao ar livre Ana Lopes
  • Contextos ao ar livre
  • Utilização dos espaços ao ar livre
  • Gestão ambiental e impacto das atividades
7 Online
Brincar Bruno Leite
  • O brincar como parte integrante do desenvolvimento da criança e sua aprendizagem
  • Introdução à Metodologia do Trabalho de Projeto
7 Online
Jardim de infância ao ar livre Raquel Luís
  • O jardim de infância, o planeamento e a aplicação de atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
  • A criança e o seu potencial
7 Presencial
Currículos escolares ao ar livre Leonor Pêgo
  • Os currículos escolares e o planeamento e aplicação de atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
  • A criança e o seu potencial.
7 Presencial
A Arte na natureza Rita Rovisco
  • A arte ao ar livre, a livre expressão, criatividade, exploração e expressão.
7 Presencial
A criança com deficiência e o contexto ao ar livre  Tânia Mira
  • Tipos de deficiência e importância da conexão da criança com a natureza.
  • Competências pedagógicas para incluir a criança com deficiência.
  • Riscos e benefícios, acessibilidade e segurança.
7 Online
Competências práticas em ambientes ao ar livre Ana Ramos; Tânia Mira e Bobby Furtado
  • Experiências práticas adequadas e correspondentes às necessidades do ensino ao ar livre;
  • Planear, gerir e implementar as atividades de aprendizagem;
  • Conhecer as necessidades práticas e logísticas da aprendizagem ao ar livre;
  • Atividades ao ar livre: ferramentas manuais, fogo, cordas, abrigos, artes com a natureza, expressão dramática e corporal, manejo florestal, entre outras.
34 Presencial
Primeiros socorros pediátricos Rita Calado
  • Identificar os principais acidentes na infância em ambientes ao ar livre;
  • Sistema integrado de emergência médica (SIEM);
  • Exame da vítima; Suporte básico de vida  (SBV); Obstrução da Via Aérea (OVA); Posição Lateral de Segurança (PLS); Intoxicações e envenenamentos; Controlo de hemorragias; Choque hipovolémico; Lesões da pele; Traumatismos crânio encefálicos e vertebro medulares; Fraturas;
  • Emergências médicas: desmaio; AVC; dor torácica; diabetes; dificuldade respiratória; convulsões.
14 Presencial
Estágio Rita Calado 
  • Contacto com a realidade da área de formação;
  • Aplicação das competências adquiridas com o apoio e supervisão de um orientador;
  • Desenvolvimento de competências socioprofissionais que facilitam o desempenho e a inserção na vida profissional ativa.
25 Presencial


 

CORPO DOCENTE

         
           
                   Ana Lopes

Licenciatura em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial, iniciou o seu percurso profissional em Gestão e coordenação de obras.

Possui formação na área do Coaching transformacional com ferramentas fundamentais para liderar equipas.

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC

Mentora do projeto Florescer na cidade, promove sessões de escola da floresta em conjunto com Juntas de Freguesia e Escolas públicas na cidade de Lisboa.

@florescernacidade

   Ana Ramos

Licenciatura em Biologia.

Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia.

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC.

Com experiência em observação de aves, educação ambiental e na metodologia Forest School.

 @cafora_nanatureza

www.cafora.pt


   Bruno Leite
  
Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)

Formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em Didáticas em Educação de Infância. 

Professor Assistente da ESECS Politécnico de Leiria

Co-fundador e vice-presidente da Associação Onda Promissora, Espaço Gera Gera, associação dedicada ao trabalho intergeracional.

Coordenador do centro de formação e do projeto Gera Educação, dedicado à formação


 
   
     
 

Bobby Furtado 
 


 

Celeste Rosa
 

Licenciatura em Educação de Infância (ISCE)

CESE em Supervisão Educativa (ISCE)

Mestrado em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (FCUL)

Professora Especialista em Educação de Infância (ISCE)

Doutoramento em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (IEUL)

Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo

Coordenadora do mestrado em Educação Pré-Escolar (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo)

Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Crianças e Jovens (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo)

Formadora Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, na área da Didática das Ciências

Colaboradora no Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco

    Dulce Gonçalves

Professora de Educação Especial 3º ciclo e Secundário.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (UNL), Especialização em Necessidades Educativas Especiais, domínio
Cognitivo-Motor (ISEC), Doutoramento em Educação, na especialidade
Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa.

Criadora do programa Mentes Sorridentes e Vice Presidente da Associação com o mesmo nome.

Recebeu, em 2021, o Global Teacher Award e foi finalista do Global Teacher Prize em 2018.

@assocmentessorridentes

 
       
 

Leonor Pêgo
 

Licenciatura em Escultura (FBAUL).

Organiza e orienta oficinas pedagógicas e formação para professores no âmbito do ensino ao Ar Livre em Instituições públicas e privadas,  como a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB,  Teatro Municipal Maria Matos, Bibliotecas Municipais, etc.

@pegoleonor

www.mentes sorridentes.pt

 

Magda Couto
 

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, UL

Formação Avançada em Educação Inclusiva- COGNOS

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Arkimedes UK

Diretora Técnica da Academia da Alegria, Centro Multi Educacional e Bosque da Alegria.

Coordenadora dos Professores de Escola da Floresta do Agrupamento de Escolas da Ericeira


    Raquel Luís

Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)

Educação de Infância para o apoio à educação Bilingue da Criança Surda Programa Erasmus na University West em Trollhättan Suécia, com estágio integrado na Vänerskolan em Vänersborg e observação em diversas escolas suecas na valência de pré-escolar e intermédio/preparação para o primeiro ciclo.

Pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa.

Diretora pedagógica do Projeto Raízes- aprendizagem ao ar livre.

@raizes.aprendizagem.ao.arlivre

 
       
   Rita Calado

Licenciatura em Medicina (UL)

Internato Complementar de Pediatria

Pós- Graduação em Medicina Desportiva (SPMD)

Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria no Hospital da Luz Lisboa

(Internamento, Serviço de Urgência e Consulta Externa)

Instrutora de Suporte Avançado de Vida Pediátrico do Grupo de Reanimação Português (EPALS and EPILS Full Instructor European Resouscitation Council)

Docente Afiliada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Médica voluntária no Campo Aventura (Acampamento Nacional de Escuteiros – ACANAC Agosto 22)

  Rita Rovisco
 

Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)

Mestrado em Educação Artística (ESEL)

Formadora no âmbito da Educação Artística

Fundadora do Projeto Art Lab.

@ritaroviscoart

  Tânia Mira

Licenciatura em Treino Desportivo (ESDRM).

Mestrado em Gestão das Organizações Desportivas (FMH).

Doutoranda em Ciências do Desporto (UBI).

Formadora na área do desporto, fitness e educação.

Professora Convidada no ISCE.

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC (em parceria com a Associação Escola da Floresta)

Fundadora do projeto Bichinhos do Mato. 

@bichinhos.do.mato

www.bichinhosdomato.pt

 
       
 
  Vera Luís
 

Licenciatura em Educação de Infância (ESEL) e Especialista em crianças dos 0 aos 3 anos (ESEL).

Coordenadora da Creche do CSPIN (Centro Social e Paroquial de Igreja Nova), integrada num projeto intergeracional.

Formadora e membro ativo no Movimento da Escola Moderna (MEM).

Mestranda em Educação Social e Intervenção Comunitária (ESEL).

Participação no livro: Educar é aprender o Verbo AMAR, em parceria com o Núcleo de Investigação do Bebé.

@aoquevim

www.bichinhosdomato.pt

   
 
 
 

 


219 347 135
(chamada para rede fixa nacional)