| ENQUADRAMENTO
O contacto com a natureza é deveras importante na vivência da criança, contudo, ao longo do tempo assistimos a um gradual afastamento do adulto e, consequentemente, também das crianças deste ambiente.
É certo que o ser humano provém da natureza e, como tal, dela faz parte. É até incongruente a necessidade de sensibilizar para esta questão controversa, mas o alheamento do ser humano às suas origens é assustadoramente alarmante. Como pais, educadores, professores e/ou agentes educativos, temos a responsabilidade e o dever de refletir sobre esta temática e agir perante o que está ao nosso alcance na educação das crianças. Permitir que se descubram, que se conheçam e que encontrem o seu elemento, o seu potencial.
A implementação de práticas pedagógicas com base nas potencialidades do espaço ao ar livre é um processo moroso e difícil, contudo, existem cada vez mais escolas com este tipo de práticas e cada vez mais pais interessados nestas possibilidades.
Vários autores alertam para a transformação drástica dos hábitos de brincadeira das crianças nas últimas décadas e como consequência uma diminuição e declínio de várias competências nas crianças nos últimos trinta anos nomeadamente, do desenvolvimento das capacidades físicas, orientação espacial, intensidade do esforço, da coordenação motora, da postura, do confronto com o risco, da agilidade, da autoestima, criatividade, autonomia, entre outros, que conduzem as crianças de hoje em dia a um aumento significativo de analfabetismo motor infantil. O contacto das crianças com a natureza durante a infância tem impactos significativos no seu desenvolvimento. A escola é um espaço social frequentado diariamente logo, é um espaço privilegiado para a implementação destas práticas educativas. O ambiente proporciona a oportunidade de conhecer o mundo natural pelos próprios sentidos, incutindo comportamentos de maior proteção e apego com a natureza e seres vivo.
Neste curso exploramos a importância da educação ao ar livre e o seu impacto na criança ao nível do desenvolvimento holístico. Proporcionamos as ferramentas pedagógicas adequadas e essenciais ao processo de ensino-aprendizagem em contacto com a natureza.
| OBJETIVOS DO CURSO
Objetivos gerais
Com este curso, fornecer-se-ão ferramentas pedagógicas atualizadas e adequadas para os domínios da educação ao ar livre. Pretende-se:
- Desenvolver capacidades e competências pedagógicas, no que concerne à educação e ensino no contexto ao ar livre;
- Proporcionar experiências práticas adequadas e correspondentes às necessidades do ensino ao ar livre;
- Conhecer e compreender a metodologia, planeando e aplicando atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
- Avaliar o potencial de cada aluno, desenvolvendo uma visão holística e promovendo o desenvolvimento do seu potencial.
Objetivos específicos
- Compreender o desenvolvimento da criança;
- Compreender os diferentes contextos do ensino ao ar livre;
- Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
- Compreender a fauna e a flora como recursos pedagógicos;
- Compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento holístico;
- Compreender a gestão das atividades de forma sustentável e com impacto positivo no nosso ambiente;
- Ser capaz de avaliar e gerir o risco;
- Planear, gerir e implementar as atividades de aprendizagem;
- Conhecer as necessidades práticas e logísticas da aprendizagem ao ar livre.
| DESTINATÁRIOS
- Licenciados na área da educação;
- Licenciados em ciências do desporto
- Educadores de infância;
- Professores;
- Gestores, técnicos e voluntários de projetos educativos e/ou comunitários;
- Agentes educativos autárquicos;
- Outros profissionais.
| DURAÇÃO
Duração:
- 6 meses
Início das aulas:
- Outubro
Horário:
- Sábados
Total Horas
- 125h de aulas teórico-práticas e 25h de trabalho autónomo (estágio).
| ESTRUTURA CURRICULAR
MÓDULOS | |||
DOCENTES |
Carga horária |
Formato |
|
Introdução à aprendizagem ao ar livre | Tânia Mira | 7 | Presencial |
Desenvolvimento da criança e o contacto com a natureza | Vera Luís | 7 | Online |
Teorias de aprendizagem | Celeste Rosa | 7 | Online |
Bem-estar e mindfulness | Dulce Gonçalves | 7 | Presencial |
Saúde e segurança ao ar livre | Magda Couto | 7 | Presencial |
Gestão dos espaços ao ar livre | Ana Lopes | 7 | Online |
Brincar | Bruno Leite | 7 | Online |
Jardim de infância ao ar livre | Raquel Luís | 7 | Presencial |
Currículos escolares ao ar livre | Leonor Pêgo | 7 | Presencial |
A Arte na natureza | Rita Rovisco | 7 | Presencial |
A criança com deficiência e o contexto ao ar livre | Tânia Mira | 7 | Online |
Competências práticas em ambientes ao ar livre | Ana Ramos; Tânia Mira e Bobby Furtado | 34 | Presencial |
Primeiros socorros pediátricos | Rita Calado | 14 | Presencial |
Estágio | Tânia Mira | 25 | Presencial |
CORPO DOCENTE |
|||||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Ana Lopes
Licenciatura em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial, iniciou o seu percurso profissional em Gestão e coordenação de obras. Possui formação na área do Coaching transformacional com ferramentas fundamentais para liderar equipas. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC Mentora do projeto Florescer na cidade, promove sessões de escola da floresta em conjunto com Juntas de Freguesia e Escolas públicas na cidade de Lisboa. @florescernacidade |
Ana Ramos
Licenciatura em Biologia. Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC. Com experiência em observação de aves, educação ambiental e na metodologia Forest School. @cafora_nanatureza www.cafora.pt |
Bruno Leite Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)
Formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em Didáticas em Educação de Infância. Professor Assistente da ESECS Politécnico de Leiria Co-fundador e vice-presidente da Associação Onda Promissora, Espaço Gera Gera, associação dedicada ao trabalho intergeracional. Coordenador do centro de formação e do projeto Gera Educação, dedicado à formação |
|||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Bobby Furtado Licenciado em Ciências do Desporto - Educação Física e Desporto Escolar pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Praticante de escalada desportiva desde 2007 Equipador de paredes de escalada desde 2013 Guia de actividades de montanha desde 2015
Formador de trabalhos em altura desde
2022 |
Celeste Rosa Licenciatura em Educação de Infância (ISCE) CESE em Supervisão Educativa (ISCE) Mestrado em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (FCUL) Professora Especialista em Educação de Infância (ISCE) Doutoramento em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (IEUL) Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo Coordenadora do mestrado em Educação Pré-Escolar (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Crianças e Jovens (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo) Formadora Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, na área da Didática das Ciências Colaboradora no Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
Dulce Gonçalves Professora de Educação Especial 3º ciclo e Secundário.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (UNL), Especialização em Necessidades Educativas Especiais, domínio Cognitivo-Motor (ISEC), Doutoramento em Educação, na especialidade Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa. Criadora do programa Mentes Sorridentes e Vice Presidente da Associação com o mesmo nome. Recebeu, em 2021, o Global Teacher Award e foi finalista do Global Teacher Prize em 2018. @assocmentessorridentes |
|||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Leonor Pêgo Licenciatura em Escultura (FBAUL). Organiza e orienta oficinas pedagógicas e formação para professores no âmbito do ensino ao Ar Livre em Instituições públicas e privadas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB, Teatro Municipal Maria Matos, Bibliotecas Municipais, etc. @pegoleonor www.mentes sorridentes.pt |
Liliana Gomes Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa Praticante de escalada desportiva desde 2011 Monitora de escalada com grupos de crianças com necessidades educativas especiais em 2013/2014 no Uruguai Fundadora da Comunidade de Aprendizagem ao ar livre ALICE no País das Árvores em 2021 Líder de Escola da Floresta (em formação) |
Magda Couto Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, UL Formação Avançada em Educação Inclusiva- COGNOS Líder da Escola da Floresta Certificada pela Arkimedes UK Diretora Técnica da Academia da Alegria, Centro Multi Educacional e Bosque da Alegria. Coordenadora dos Professores de Escola da Floresta do Agrupamento de Escolas da Ericeira |
|||||
![]() |
![]() |
![]() |
|||||
Raquel Luís Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)
Educação de Infância para o apoio à educação Bilingue da Criança Surda Programa Erasmus na University West em Trollhättan Suécia, com estágio integrado na Vänerskolan em Vänersborg e observação em diversas escolas suecas na valência de pré-escolar e intermédio/preparação para o primeiro ciclo. Pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica de Lisboa. Diretora pedagógica do Projeto Raízes- aprendizagem ao ar livre. @raizes.aprendizagem.ao.arlivre |
Rita Calado Licenciatura em Medicina (UL)
Internato Complementar de Pediatria Pós- Graduação em Medicina Desportiva (SPMD) Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria no Hospital da Luz Lisboa (Internamento, Serviço de Urgência e Consulta Externa) Instrutora de Suporte Avançado de Vida Pediátrico do Grupo de Reanimação Português (EPALS and EPILS Full Instructor European Resouscitation Council) Docente Afiliada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa Médica voluntária no Campo Aventura (Acampamento Nacional de Escuteiros – ACANAC Agosto 22) |
Rita Rovisco Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)
Mestrado em Educação Artística (ESEL) Formadora no âmbito da Educação Artística Fundadora do Projeto Art Lab. @ritaroviscoart
|
|||||
![]() |
![]() |
||||||
Tânia Mira Licenciatura em Treino Desportivo (ESDRM).
Mestrado em Gestão das Organizações Desportivas (FMH). Doutoranda em Ciências do Desporto (UBI). Formadora na área do desporto, fitness e educação. Professora Convidada no ISCE. Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC (em parceria com a Associação Escola da Floresta) Fundadora do projeto Bichinhos do Mato. @bichinhos.do.mato www.bichinhosdomato.pt |
Vera Luís
Licenciatura em Educação de Infância
(ESEL) e Especialista em crianças dos 0
aos 3 anos (ESEL).
Coordenadora da Creche do CSPIN (Centro Social e Paroquial de Igreja Nova), integrada num projeto intergeracional. Formadora e membro ativo no Movimento da Escola Moderna (MEM). Mestranda em Educação Social e Intervenção Comunitária (ESEL). Participação no livro: Educar é aprender o Verbo AMAR, em parceria com o Núcleo de Investigação do Bebé. @aoquevim www.bichinhosdomato.pt |
|
|||||