Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

Aula aberta online “A animação sociocultural e os desafios da pandemia no desenvolvimento local e comunitário"


  • 27/04/2021

 Mário Montez - Animador Sociocultural e docente na Escola   Superior   de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC) 

27 abril

18h30

Unidade Curricular de Seminário de Apoio ao Estágio

Mário Montez, Animador Sociocultural e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC) será o orador convidado da aula aberta online organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do nosso Instituto, subordinada ao tema A animação sociocultural e os desafios da pandemia no desenvolvimento local e comunitário".

 

Na aula aberta, que acontece no âmbito da Unidade Curricular de de Seminário de Apoio ao Estágio, lecionada pela docente Prof. Doutora Eva Corrêa,  Mário Montez irá falar sobre a necessidade de repensar a prática da animação sociocultural tendo em conta a pandemia e as consequentes recentes mudanças socioeconómicas.

 

A não perder no próximo dia 27 de abril a partir das 18h30.

 

O acesso é livre e a participação pode ser feita aqui.

  

Sinopse da aula:

 

A pandemia e consequentes recentes mudanças socioeconómicas obrigam-nos a repensar a prática da animação sociocultural numa plataforma de necessidades tão diversificada que abranjam tanto o ciberespaço (da Internet) como os espaços físicos (da terra); o distanciamento corporal (da saúde) como a proximidade emocional (da saudade); o otimismo (da mudança para melhor) como o realismo (da incerteza). A proposta deste seminário é imaginar e delinear paisagens da animação sociocultural neste cruzamento de necessidades, que a afirmem quanto à sua pertinência enquanto promotora de consciencialização e consientização social, de identidade cultural e interculturalidade, e de educação e literacia, para lidar com os difíceis desafios sociais (solidão, desigualdade), económicos (pobreza, marginalidade) e políticos (nacionalismo, extremismo), colocados pela pandemia às escalas local (da região) e comunitária (do bairro, da aldeia).  

 

 Bio do Orador: 


Mário Montez é animador sociocultural e, atualmente, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC), nas licenciaturas de Animação Socioeducativa e Teatro e Educação. Como animador sociocultural trabalhou e colaborou, desde 1994, em ATL, colónias de férias, centros comunitários, Programa Nacional Contra a Pobreza, Programa Escolhas, comunidades de práticas, programas educativos e de formação, em aldeias rurais.  

Tem bacharelato em Animação Cultural (ISCE, 1996), licenciatura em Animação Socioeducativa (ESEC-IPC, 2001), mestrado em Estudos do Desenvolvimento (ISCTE-IUL, 2012) e frequenta atualmente o doutoramento em desenvolvimento local na Universidade Politecnica de Valencia, Espanha. É detentor do Título de Especialista, para o ensino politécnico, na especialidade de Animação Sociocultural.

É membro de várias comunidades educativas (Sinergias ED; INDUCAR) e de promoção da animação e desenvolvimento local (APDASC; ANIMAR; IACD). 

Para além do trabalho toca guitarra, aprecia artes e a Natureza. Não dispensa uma boa conversa, um passeio e o convívio em redor de uma comida e ambiente agradável, de preferência fora de portas. Também é pai (e animador) de duas meninas. 

 

Informação sobre textos e artigos: https://www.researchgate.net/profile/Mario_Montez

Mais informação sobre o trabalho realizado: https://mamitz.wordpress.com/

  • Galeria
;