Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

Seminário Online "Assistência pessoal, autogestão para uma vida digna"


  • 14/04/2021

Juan José Maraña Gonzalez 

(Associação VIgalicia/Oficina de Vida Independente)  

14 abril

18h30

Temas da Cultura Contemporânea

Juan José Maraña Gonzalez, cofundador de VIgalicia (Oficina de Vida Independente da Galiza) e membro desde os anos 90 do Movimento de Vida Independente (MVI) em Espanha, será o orador do seminário online organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do nosso Instituto subordinado ao tema "Assistência pessoal, autogestão para uma vida digna".

 

Organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas e no âmbito da Unidade Curricular Temas da Cultura Contemporânea, lecionada pela Docente Fernanda Carvalho, o seminário online realiza-se no dia 14 de Abril a partir das 18h30 (Portugal) 19h30 (Espanha).

 

O acesso é livre e a participação pode ser feita aqui.


ID da reunião: 849 0361 3140 

Senha de acesso: 110424 


Biografia do orador:


Realizou estudos de Filosofia e exerce profissionalmente, além de outros empregos, trabalhou em Organizações não Governamentais (ONG) de pessoas com diversidade funcional, em Portugal denominadas como pessoas com deficiência e como consultor social.

Está vinculado ao Movimento de Vida Independente (MVI) em Espanha desde os anos 90 do passado século, e em 2001, junto a outros ativistas, colabora na criação do Foro de Vida Independiente.

Participou em diversos congressos tanto em Espanha como internacionalmente, especialmente no Primeiro Congresso Europeu de Vida Independente, celebrado em Arona (Tenerife) em abril de 2003, no que estiveram presentes mais de 400 pessoas de 15 países, no que assistiram as mulheres e homens mais significativos do Movimento Vida Independente (MVI) na Europa. Para este congresso desenvolve as tarefas vinculadas à Secretaria Científica do mesmo.

Desde 2004, colabora nas ações que culminam com a aprovação do sistema galego de assistência pessoal. Foi vice-presidente da Federação de Vida Independente (FEVI) e participou na criação da associação SOLCOM, SOLCOM é uma ONG, independente e orientada a dar assistência legal e fazer efetivos os direitos das pessoas com diversidade funcional, em Portugal denominadas como pessoas com deficiência, SOLCOM normaliza recursos, demandas, denuncias, reclamações, entre outros, ante qualquer organismo, administração pública, tribunal, abrangendo desde o âmbito local até o âmbito internacional, SOLCOM está constituído por uma rede de escritórios, avogados independentes e peritos especializados na defesa dos direitos das pessoas discriminadas pela sua diversidade funcional (deficiência). É cofundador de VIgalicia (Oficina de Vida Independente da Galiza), e na atualidade segue fazendo parte da sua junta diretiva.


Consultoria social para:

Comissão Europeia Directorate General V-E3

Ministério de Trabalho e Assuntos Sociais


Outras tarefas:

2007-2008 Coordenador do Secretariat de European Network on Independent Living (ENIL) em Espanha,

2007-2008 assistência técnica a ENIL (projeto PROGRESS da Comissão da União Europeia UE).

Colaborou na realização e desenvolvimento dos materiais didáticos contemplados no curso para beneficiários do Projeto Piloto de Assistência Pessoal na Galiza, para o Centro de Documentação para a Vida Independente (CEDOVI), na Universidade de Santiago de Compostela (USC), assim como para outras organizações, ligadas ao MVI.

 

Como editor e escritor:

Como editor impulsionou a divulgação do Ideário de Vida Independente desde 1997/98 através de Diversitas Ediciones, com a que editou e distribuiu algumas publicações de referência. É autor de diversos artigos e autor dos livros Vida Independiente: nuevos modelos organizativos e La experiencia de la independencia também é coautor de El Movimiento de Vida Independiente. Experiencias internacionales.


  • Galeria
;