Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

Webinar "The end of Tourism as we know it"


  • 06/04/2020

No próximo dia 22 de abril, o departamento de Turismo do ISCE organiza um webinar para debater o futuro do turismo tendo em conta o cenário de pandemia mundial COVID-19 que vivemos.

O evento é de todo pertinente ou não fosse o setor do turismo um dos setores económicos mais afetados pelos efeitos desta pandemia mundial.


De resto, e segundo as mais recentes previsões da Organização Mundial de Turismo,  divulgadas na passada  sexta-feira, dia 27, as chegadas de turistas internacionais devem cair entre 20% e 30% em 2020, face ao ano anterior. Nas mesmas previsões a OMT refere que “uma queda esperada de 20 a 30% pode traduzir-se num declínio das receitas internacionais do turismo (exportações) entre  300 e 450 mil milhões de dólares, quase um terço dos 1,5 triliões de dólares gerados em 2019. Levando em conta as tendências anteriores do mercado, significaria que entre cinco e sete anos de crescimento seriam perdidos para a COVID-19″. Também esta semana, a IATA estimou perdas superiores a 70 mil milhões de euros nas receitas com passageiros para as companhias aéreas europeias em 2020, que de resto são das mais afetadas do mundo pela pandemia de covid-19. A pandemia de covid-19 está a provocar quebras superiores a 80% no tráfego aéreo na Europa, percentagem que chega a 90% nalgumas companhias, estando apenas a serem realizados 5.000 voos por dia.

Já no panorama nacional, o cenário antevê-se igualmente difícil para um setor que segundo dados do INE, em 2018, representava 14,6% do PIB e 9% do emprego nacional. Recentemente, a Associação Portuguesa de Resorts estima quebras de 50% no volume de negócios em 2020 face ao ano transato. Por sua vez, pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), através de um inquérito relâmpago realizado entre 2 e 9 de março, contabiliza até ao momento o cancelamento de 346.497 quartos devido ao COVID-19.


Mas nem tudo são más notícias. A LuggageHero — serviço de armazenamento de bagagens em 40 cidades europeias e norte-americanas — conduziu um extenso inquérito através do qual a empresa dinamarquesa percebeu, junto de mais de 2000 participantes europeus, que os viajantes não cancelaram os seus planos apenas os adiaram até a situação se tornar mais clara: 44% dos inquiridos garantiram que não irão alterar o plano de viagens agendadas para depois de maio. Em todo o globo, a percentagem é de 50%.


Dinamizado pelo Prof. Doutor Alfonso Vargas Sanchez, Professor Catedrático da Universidad de Huelva e um dos grandes nomes mundiais do Turismo, o webinar terá início às 17h00 tendo uma duração aproximada de 1 horas e trinta minutos.

As vagas são limitadas e para te inscreveres deves enviar um email para isce@isce.pt , até ao próximo dia 17 de abril.


Não percas esta oportunidade!


  • Galeria
;