| OBJETIVOS DO CURSO
- Sensibilizar os formandos para a importância das concepções precoces que as crianças já construíram acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura;
- Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura como estratégia para a construção do projeto pessoal de escritor/leitor por parte da criança;
- Apoiar os formandos na utilização das produções escritas das crianças para a aprendizagem da escrita e da leitura;
- Planificar estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da escrita e da leitura.
| CONTEÚDOS
Organização do trabalho
pedagógico
- Formas
de organização do espaço da sala (Biblioteca de sala, Área de escrita, Área de Matemática e Ciências, Área das
Expressões; Diferentes materiais a ter).
-
Instrumentos
reguladores da vida do grupo e das atividades.
A
perspetiva das OCEPE e do Currículo para o Ensino Básico na
abordagem e aprendizagem da linguagem escrita
-
Planeamento, avaliação e
intencionalidade educativa
Emergência da linguagem escrita
-
Concepções precoces sobre a
linguagem escrita
-
Construção do projeto pessoal
de escritor/leitor
- O Ensino/Aprendizagem da
escrita no Ensino Básico
Desenvolvimento da linguagem escrita I
-
A leitura antes de se saber
ler (modelos de aprendizagem da leitura)
-
Um tempo para a leitura das e
com as crianças
- Os livros e a leitura; A Apresentação de Produções e os
Circuitos de Comunicação
Atividades potencializadoras da aprendizagem da linguagem
escrita
-
A linguagem escrita nas
outras áreas do conhecimento
-
Produção de Materiais de
apoio à descoberta e aprendizagem da escrita (com as crianças,
estudo autónomo, registos)
- O papel da linguagem
escrita na partilha e divulgação da aprendizagem
(Correspondência interescolar, Comunicações de Projetos,
produção de livros, panfletos, etc…)