Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

| OBJETIVOS DO CURSO

    • Sensibilizar os formandos para a importância das concepções precoces que as crianças já construíram acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura;
    • Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura como estratégia para a construção do projeto pessoal de escritor/leitor por parte da criança;
    • Apoiar os formandos na utilização das produções escritas das crianças para a aprendizagem da escrita e da leitura;
    • Planificar estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da escrita e da leitura.



| CONTEÚDOS
Organização do trabalho pedagógico
      • Formas de organização do espaço da sala (Biblioteca de sala, Área de escrita, Área de Matemática e Ciências, Área das Expressões; Diferentes materiais a ter).
      • Instrumentos reguladores da vida do grupo e das atividades.  

A perspetiva das OCEPE e do Currículo para o Ensino Básico na abordagem e aprendizagem da linguagem escrita
      • Planeamento, avaliação e intencionalidade educativa


Emergência da linguagem escrita
      • Concepções precoces sobre a linguagem escrita
      • Construção do projeto pessoal de escritor/leitor
      • O Ensino/Aprendizagem da escrita no Ensino Básico 


Desenvolvimento da linguagem escrita I
      • A leitura antes de se saber ler (modelos de aprendizagem da leitura)
      • Um tempo para a leitura das e com as crianças
      • Os livros e a leitura; A Apresentação de Produções e os Circuitos de Comunicação


Atividades potencializadoras da aprendizagem da linguagem escrita
      • A linguagem escrita nas outras áreas do conhecimento
      • Produção de Materiais de apoio à descoberta e aprendizagem da escrita (com as crianças, estudo autónomo, registos)
      • O papel da linguagem escrita na partilha e divulgação da aprendizagem (Correspondência interescolar, Comunicações de Projetos, produção de livros, panfletos, etc…) 



;