| FUNDAMENTAÇÃO
As crianças desenvolvem inúmeros conceitos matemáticos, pelo menos de forma intuitiva, mesmo antes do seu ingresso na escola. Muitas crianças na idade pré-escolar possuem um substancial conhecimento informal da Matemática. No Ensino Básico, as aprendizagens realizadas pelas crianças, em termos do que aprendem e como aprendem, têm uma importância determinante no desenvolvimento das capacidades matemáticas fundamentais para o resto da escolaridade e para a vida futura.
O Jardim de Infância e posteriormente a escola, devem incentivar a organização de contextos ricos e diferenciados, tendo em conta a diversidade cultural das suas crianças, disponibilizando materiais e espaços físicos adequados. Nesse sentido, o docente deverá promover situações que permitam a cada criança resolver problemas do seu quotidiano construindo, jogando, manipulando materiais, expressando ideias, dialogando e interagindo com os seus pares e os adultos, através de ideias (matemáticas ou não) e da aquisição de conceitos que lhe assegurem uma progressão confiante na aprendizagem matemática.
A Matemática na Educação Pré-escolar e nos primeiros anos do 1º Ciclo, não surge isoladamente como um conteúdo a ensinar às crianças, surge na interação do quotidiano, na relação com materiais e, na procura de registos informais de comunicação e expressão.
Assim, este curso pretende, promover a análise e reflexão, sobre as práticas educativas dos educadores de infância e professores dos do 1º Ciclo, valorizando o desenvolvimento das suas práticas profissionais interligando-as, num equilíbrio entre as mudanças que terão de ser introduzidas e na estruturação de estratégias que se consideram facilitadoras da transição e da continuidade entre estes dois níveis.
| OBJETIVOS DO CURSO
• Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico considerando os documentos curriculares em vigor.
• Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades entre os dois contextos
• Valorizar a análise das realizações e produções dos crianças, de forma colaborativa e sistemática, procurando assim avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
• Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre pares (Educadores de Infância e professores).
• Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores
| CONTEÚDOS
Os conteúdos ou Temas deste curso estão relacionados com os seguintes aspetos:
- Transições: continuidades e descontinuidades, sendo este o tema norteador e aglutinador no horizonte deste curso.
- Ambientes Educativos e suas Conexões: elemento estruturante da atividade pedagógica.
- Planeamento e Avaliação, como atos interdependentes e que são revisitados ao longo da exploração dos diferentes temas.
- Desenvolvimento do sentido do Número e as conexões com os restantes temas.
- Desenvolvimento da Visualização e as suas conexões.
- Desenvolvimento do sentido de Medida e as suas conexões.
- Preparação dos trabalhos finais.
- Apresentação dos trabalhos e conclusão da formação.