Candidatos MyISCE Plataforma EaD UniDED/B-Learning Biblioteca Digital Qualidade Webmail
ISCE

O ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo disponibiliza a toda a comunidade académica, um conjunto de recomendações e boas práticas COVID-19, o qual pretende ser um contributo para um melhor cumprimento das normas preconizadas pela Direção Geral da Saúde,  por forma a conter a propagação da COVID-19

Este conjunto de recomendações e boas práticas a adotar, surge no seguimento das várias adaptações internas que nos vimos forçados a fazer, seja na adaptação do modelo de ensino, seja na sinalização de percursos de circulação, ou ainda na etiqueta respiratória, procurando garantir em todos os momentos de aprendizagem, a segurança de toda a comunidade educativa.

Estas ações, estão igualmente, devidamente assinaladas nos cartazes existentes afixados em todo o campus. Não obstante, este conjunto de recomendações e boas práticas poderá ser reformulada a qualquer momento, mediante as atualizações que sejam necessárias fazer, tendo sempre em conta as diretrizes da Direção Geral da Saúde.


7 Boas práticas através das quais podes fazer a diferença!  

1 - Medir a temperatura | 
Mede a tua temperatura corporal antes de te deslocares para o Campus. Se tiveres uma temperatura anormal deves ficar em casa e recorrer aos serviços de aprendizagem digital do ISCE. Deves ficar igualmente em casa, se  tiveres tosse, outros sintomas ou não te sentires bem. E claro, contactar a linha Saúde 24.

 

2 – Utilizar sempre a máscara! | 
Deves utilizar a máscara durante a permanência no campus. Lembra-te que a utilização da mesma nos espaços fechados é obrigatória sendo que a sua utilização nos espaços exteriores é vivamente recomendada.  As únicas excepções são para comer e beber, momentos durante os quais, deves manter o distanciamento social. Se utilizares o bar, pedimos-te que permaneças no mesmo, durante o menor tempo possível, tendo em conta que os locais fechados são mais suscetíveis à propagação do vírus.  E claro. Utiliza a máscara corretamente, tapando a boca, o queixo e o nariz e nunca partilhando este e outros equipamentos de proteção individual. Podes saber mais sobre a correta forma de utilização da máscara aqui 

 

3- Manter a distância social em todos os momentos | 
Lembra-te que deves, sempre que possível, manter uma distância mínima de 2 metros dos teus colegas. Foi para cumprir essa recomendação que reformulámos as salas de aula e demais espaços sociais. Cumpre as sinalizações existentes no chão, respeitando sempre os sentidos de circulação e as zonas de entrada e saída, por forma a evitar o cruzamento de pessoas. Evita permanecer nos corredores sempre que possível e evita ao máximo todo e qualquer tipo de contacto físico. Também para a realização de trabalhos de grupo ou de reuniões de trabalho devem continuar a ser privilegiados os meios digitais tanto com elementos externos como com outros estudantes, colaboradores e docentes presentes no nosso Instituto. Caso não seja possível, deves garantir que cumpres todas as normas de segurança impostas pela Direção Geral da Sáude durante as reuniões e trabalhos de grupo.  Por fim, é importante que saibas que estão proibidos nos estabelecimentos como universidades e politécnicos todos os festejos académicos e atividades de caráter não-letivo ou científico e que não são igualmente permitidos ajuntamentos superiores a 5 pessoas. 

 

4 – Higienizar o teu (o nosso) ambiente | 
Utiliza os dispensadores existentes nas várias localizações do campus e desinfeta as mãos à entrada e saída de todos os espaços, sejam salas de aula ou espaços de refeição. Na desinfeção das mãos, deves ter em conta os seguintes procedimentos. É igualmente importante desinfetares os teus equipamentos antes e depois da utilização. É fundamental a tua colaboração neste sentido. O ISCE está a cumprir um plano rigoroso de desinfeção de todos os espaços com intervenções regulares de limpeza de mobiliários e equipamentos de utilização comum. Durante as aulas, as janelas devem estar abertas sempre que possível por forma a proporcionar o devido arejamento do espaço. Os horários foram construídos de forma a minimizar ao máximo o número de alunos presentes no campus ao mesmo tempo. A duração dos tempos de intervalo foram igualmente pensados por forma a garantir o arejamento da sala (no caso de utilização da mesma turma) ou da higienização dos espaços, sempre que haja mudança de turma na utilização do espaço.  

 

5 – Ter especial atenção ao cumprimento das normas nos espaços comuns | 
O ISCE implementou sinalizações específicas nos principais espaços comuns, reduzindo em grande número a sua habitual lotação através da implementação de normas específicas que deves respeitar em todos os momentos. Por isso, encontrarás lugares de utilização proibida no auditório, anfiteatro e refeitório, os quais não deves utilizar em momento algum,  não sendo permitido alterar a disposição de mesas em nenhum espaço. Sempre que possível deves utilizar o mesmo lugar nestes espaços. Os primeiros estudantes a entrar devem escolher os lugares mais distantes da porta e assim sucessivamente. Deves adoptar uma atitude cívica em todos os momentos, permitindo que nos momentos de término das aulas, os estudantes localizados nos lugares mais próximos da porta sejam os primeiros a sair. Os docentes ajudar-te-ão neste processo.  Por fim, repararás que os postos de atendimento ao público encontram-se equipados, com proteções de acrílico. Os colaboradores que prestam este serviço poderão ainda utilizar viseiras de proteção.

 

6 – Utilizar a "Linha de Apoio" COVID-19  do ISCE | 
Se tiveres sintomas (estejas ou não no nosso campus) ou quiseres reportar alguma situação importante, nomeadamente o diagnóstico de um teste positivo, deves utilizar os contactos que te foram disponibilizados (geral@isce.pt) ou em alternativa contactar diretamente o Coordenador do teu Curso

 

7 – Mais distantes, mas próximos como sempre | 
Os docentes darão sempre as aulas a partir da Universidade e estarão disponíveis para atender alunos em horário a acordar. Também os colaboradores, se encontram em regime de turnos, de modo a garantir uma ocupação dos espaços inferior a 1/3 e uma distância entre postos de trabalho não inferior a 2 metros, pelo que caso sintas menor capacidade de resposta por parte dos serviços presenciais de apoio ao estudante do ISCE, deves perceber que o mesmo acontece por forma a garantirmos a segurança de todos. Também neste aspecto, deves evitar sempre que possível a ida à secretaria, recorrerndo sempre que possível aos canais digitais do ISCE para pedir informações e apoio. Facebook, Instagram, ou o Livechat do ISCE são ferramentas de suporte complementares aos habituais contactos de email e de telefone. Também podes utilizar os meios de pagamento eletrónicos ao teu dispor (referência MB ou débito direto), evitando a deslocação à tesouraria. 



;