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ISCE
| ENQUADRAMENTO

O contacto com a natureza é deveras importante na vivência da criança, contudo, ao longo do tempo assistimos a um gradual afastamento do adulto e, consequentemente, também das crianças deste ambiente.  


É certo que o ser humano provém da natureza e, como tal, dela faz parte. É até incongruente a necessidade de sensibilizar para esta questão controversa, mas o alheamento do ser humano às suas origens é assustadoramente alarmante. Como pais, educadores, professores e/ou agentes educativos, temos a responsabilidade e o dever de refletir sobre esta temática e agir perante o que está ao nosso alcance na educação das crianças. Permitir que se descubram, que se conheçam e que encontrem o seu elemento, o seu potencial. 


A implementação de práticas pedagógicas com base nas potencialidades do espaço ao ar livre é um processo moroso e difícil, contudo, existem cada vez mais escolas com este tipo de práticas e cada vez mais pais interessados nestas possibilidades. 


Vários autores alertam para a transformação drástica dos hábitos de brincadeira das crianças nas últimas décadas e como consequência uma diminuição e declínio de várias competências nas crianças nos últimos trinta anos nomeadamente, do desenvolvimento das capacidades físicas, orientação espacial, intensidade do esforço, da coordenação motora, da postura, do confronto com o risco, da agilidade, da autoestima, criatividade, autonomia, entre outros, que conduzem as crianças de hoje em dia a um aumento significativo de analfabetismo motor infantil. O contacto das crianças com a natureza durante a infância tem impactos significativos no seu desenvolvimento. A escola é um espaço social frequentado diariamente logo, é um espaço privilegiado para a implementação destas práticas educativas. O ambiente proporciona a oportunidade de conhecer o mundo natural pelos próprios sentidos, incutindo comportamentos de maior proteção e apego com a natureza e seres vivo.  


Neste curso exploramos a importância da educação ao ar livre e o seu impacto na criança ao nível do desenvolvimento holístico.  Proporcionamos as ferramentas pedagógicas adequadas e essenciais ao processo de ensino-aprendizagem em contacto com a natureza.


 

| OBJETIVOS DO CURSO
Objetivos gerais

Com este curso, fornecer-se-ão ferramentas pedagógicas atualizadas e adequadas para os domínios da educação ao ar livre. Pretende-se:
      • Desenvolver capacidades e competências pedagógicas, no que concerne à educação e ensino no contexto ao ar livre;
      • Proporcionar experiências práticas adequadas e correspondentes às necessidades do ensino ao ar livre;
      • Conhecer e compreender a metodologia, planeando e aplicando atividades criativas e inovadoras no âmbito da aprendizagem ao ar livre;
      • Avaliar o potencial de cada aluno, desenvolvendo uma visão holística e promovendo o desenvolvimento do seu potencial.


Objetivos específicos

      • Compreender o desenvolvimento da criança;
      • Compreender os diferentes contextos do ensino ao ar livre;
      • Compreender as diferentes teorias de aprendizagem;
      • Compreender a fauna e a flora como recursos pedagógicos;
      • Compreender a importância do brincar e do jogo no desenvolvimento holístico;
      • Compreender a gestão das atividades de forma sustentável e com impacto positivo no nosso ambiente;
      • Ser capaz de avaliar e gerir o risco;
      • Planear, gerir e implementar as atividades de aprendizagem;
      • Conhecer as necessidades práticas e logísticas da aprendizagem ao ar livre.



| DESTINATÁRIOS
    • Licenciados na área da educação;
    • Licenciados em ciências do desporto
    • Educadores de infância;
    • Professores;
    • Gestores, técnicos e voluntários de projetos educativos e/ou comunitários;
    • Agentes educativos autárquicos;
    • Outros profissionais.



| DURAÇÃO 
Duração:

    • 6 meses


Início das aulas:


    • Outubro


Horário:


    • Sábados 

Total Horas 


    • 125h de aulas teórico-práticas e 25h de trabalho autónomo (estágio).



| ESTRUTURA CURRICULAR

MÓDULOS
DOCENTES

Carga horária

Formato

Introdução à aprendizagem ao ar livre Tânia Mira 7 Presencial
Desenvolvimento da criança e o contacto com a natureza Vera Luís 7 Online
Teorias de aprendizagem Celeste Rosa 7 Online
Bem-estar e mindfulness Dulce Gonçalves 7 Presencial
Saúde e segurança ao ar livre Magda Couto 7 Presencial
Gestão dos espaços ao ar livre Ana Lopes 7 Online
Brincar Bruno Leite 7 Online
Jardim de infância ao ar livre Raquel Luís 7 Presencial
Currículos escolares ao ar livre Leonor Pêgo 7 Presencial
A Arte na natureza Rita Rovisco 7 Presencial
A criança com deficiência e o contexto ao ar livre  Tânia Mira 7 Online
Competências práticas em ambientes ao ar livre Ana Ramos; Tânia Mira e Bobby Furtado 34 Presencial
Primeiros socorros pediátricos Rita Calado 14 Presencial
Estágio Tânia Mira  25 Presencial


 

CORPO DOCENTE

         
           
                   Ana Lopes

Licenciatura em Arquitetura de Planeamento Urbano e Territorial, iniciou o seu percurso profissional em Gestão e coordenação de obras.

Possui formação na área do Coaching transformacional com ferramentas fundamentais para liderar equipas.

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC

Mentora do projeto Florescer na cidade, promove sessões de escola da floresta em conjunto com Juntas de Freguesia e Escolas públicas na cidade de Lisboa.

@florescernacidade

   Ana Ramos

Licenciatura em Biologia.

Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia.

Líder da Escola da Floresta Certificada pela Circle of Life Rediscovery CIC.

Com experiência em observação de aves, educação ambiental e na metodologia Forest School.

 @cafora_nanatureza

www.cafora.pt


   Bruno Leite
  
Licenciatura em Educação de Infância (ESEL)

Formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) em Didáticas em Educação de Infância. 

Professor Assistente da ESECS Politécnico de Leiria

Co-fundador e vice-presidente da Associação Onda Promissora, Espaço Gera Gera, associação dedicada ao trabalho intergeracional.

Coordenador do centro de formação e do projeto Gera Educação, dedicado à formação


 
   
     
 

Bobby Furtado 

Licenciado em Ciências do Desporto - Educação

Física e Desporto Escolar pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.

Praticante de escalada desportiva desde 2007

Equipador de paredes de escalada desde 2013

Guia de actividades de montanha desde 2015

Formador de trabalhos em altura desde 2022
 


 

Celeste Rosa

Licenciatura em Educação de Infância (ISCE)

CESE em Supervisão Educativa (ISCE)

Mestrado em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (FCUL)

Professora Especialista em Educação de Infância (ISCE)

Doutoramento em Educação, na Especialidade em Didática das Ciências (IEUL)

Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo

Coordenadora do mestrado em Educação Pré-Escolar (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo)

Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional de Apoio a Crianças e Jovens (ISCE-Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo)

Formadora Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, na área da Didática das Ciências

Colaboradora no Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco

    Dulce Gonçalves

Professora de Educação Especial 3º ciclo e Secundário.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (UNL), Especialização em Necessidades Educativas Especiais, domínio
Cognitivo-Motor (ISEC), Doutoramento em Educação, na especialidade
Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa.

Criadora do programa Mentes Sorridentes e Vice Presidente da Associação com o mesmo nome.

Recebeu, em 2021, o Global Teacher Award e foi finalista do Global Teacher Prize em 2018.

@assocmentessorridentes

 
         
 

Leonor Pêgo

Licenciatura em Escultura (FBAUL).

Organiza e orienta oficinas pedagógicas e formação para professores no âmbito do ensino ao Ar Livre em Instituições públicas e privadas,  como a Fundação Calouste Gulbenkian, CCB,  Teatro Municipal Maria Matos, Bibliotecas Municipais, etc.

@pegoleonor

www.mentes sorridentes.pt

 

Liliana Gomes

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