"Oferta formativa a aguardar acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
| ENQUADRAMENTO
A falta de informação sobre a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, dai a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das perturbações mentais ocorrem geral mente na infância ou adolescência É essencial promover a saúde mental dos adolescentes através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde. As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde.
A promoção da saúde mental em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e, melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas. A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes e da saúde mental em contexto escolar. Através da formação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde, pretende-se possibilitar um eficaz encaminhamento e uma intervenção precoce com maior eficácia em situações complexas, promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens.
No final da pós-graduação, espera-se que os formandos tenham adquirido competências suficientes para desenvolver projetos que promovam o bem-estar e a saúde mental dos jovens em contexto escolar. Pretende-se assim, criar um ciclo gerador de projetos que promovam a saúde mental.
As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde. A promoção da saúde mental nas escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens e para toda a comunidade escolar, incluindo o funcionamento emocional e social e consequentemente, melhorar desempenho académico.
Com os novos desafios e rápido desenvolvimento do século XXI, a comunidade escolar enfrenta uma série de problemáticas que podem por em causa o bem-estar e a saúde mental de alunos, professores e todos agentes educativos. A preparação dos professores, técnicos de intervenção social, de educação e de saúde e toda a comunidade educativa é essencial para que esses desafios sejam ultrapassados.
| OBJETIVOS
A Pós Graduação "Promoção da Saúde Mental Nas Escolas: Do Planeamento à Intervenção", pretende:
- Promover a saúde mental das crianças e adolescentes através da formação de professores, técnicos de intervenção social, de educação e saúde;
- Desenvolver a literacia na área da saúde mental;
- Desenvolver um programa de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação dos adolescentes, da saúde mental em contexto escolar;
- Promover o diálogo com encarregados de educação e outros agentes educativos sobre a saúde mental;
- Criação de projetos com objetivo de promover a saúde mental em contexto escolar;
- Serão capazes de reconhecer sinais de mal estar entre as crianças e adolescentes em idade escolar;
- Terão competências de metodologia de projeto, de forma a desenvolver projetos promotores de saúde mental em contexto escolar;
- Serão capazes de possibilitar um eficaz encaminhamento com maior eficácia em situações complexas;
- Serão capazes de desenvolver estratégias promotoras de saúde mental em contexto escolar.
| DESTINATÁRIOS
- Estudantes finalistas e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimentos na área da promoção da saúde mental em contexto escolar;
- Licenciados na área da Educação, Saúde ou Ciências Sociais e Humanas.
| DURAÇÃO E CALENDÁRIO
- Total Horas – 259 horas → 159h aulas teórico-práticas 100h horas trabalho autónomo
- 1º Trimestre – 73 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo
- 2º Trimestre – 86 horas teórico/práticas 50 horas trabalho autónomo
- Aulas:
- 4ª feiras – 18h-21h
- Sábados – 9h-13h
- Início das Aulas:
- 12/10/2022
| ESTRUTURA CURRICULAR
Módulos |
Conteúdos | Docente | Carga horária total/horas | ||
Aula Teórico/prática | Total/UC | Trabalho Autónomo | |||
Introdução à Saúde Mental em Contexto Escolar | Importância da Promoção da Saúde Mental nas Escolas |
| 10h | 20h | 10h |
Promoção da Saúde Mental nas escolas portuguesas |
10h | ||||
Workshop | António Borges |
3 | |||
Problemáticas de Saúde Mental em Contexto Escolar | Perturbações do Humor |
5h |
10h | 15h | |
Perturbações da Ansiedade |
5h | ||||
Violência em Contexto Escolar |
5h | ||||
Outras Problemáticas (Problemas comportamentais, sexualidade, perturbações alimentares) | 10h | ||||
Risco e Proteção da
Saúde Mental em Contexto Escolar |
Fatores de proteção
das problemáticas de saúde mental |
5h |
25h | 15h | |
Fatores de risco para os problemas de saúde mental | 5h | ||||
Impacto dos contextos (família, escola, pares) na saúde mental das crianças e adolescentes | 15h | ||||
Papel das Competências Socioemocionais | Definição de
competências socioemocionais |
3h | 20h | 10h | |
Competências socioemocionais das crianças e adolescentes | 10h | ||||
Competências socioemocionais dos profissionais | 7h | ||||
Ciências da Felicidade nas Escolas | Identificação dos sinais de Saúde Mental | 5h | 25h | 15h | |
Bem-Estar, Felicidade e Otimismo |
10h | ||||
Trabalhar a saúde mental em contexto escolar | 10h | ||||
Implementar Projeto Promotor de Saúde Mental em Contexto Escolar | Metodologia de Projeto | 10h | 35h | 35h | |
Boas práticas | 10h | ||||
Avaliação de projetos | 5h | ||||
Implementação do projeto em contexto escolar | 5h | ||||
Apresentação do projeto | 5h | ||||
Workshop | Prof. Doutor Luis Picado | ||||
Workshop | ACT /3ª geração das Terapias Cognitivas e Comportamentais na promoção da saúde psicológica | Prof. Dra. Margarida Gaspar de Matos |
| REQUISITOS DE CANDIDATURA
O acesso e o ingresso ao curso de pós-graduação são os seguintes:- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico do ISCE;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
- Domínio da língua Portuguesa
| CORPO DOCENTE
António Borges Psicólogo da Educação, Mestre em Terapias Cognitivas e Comportamentais |
Cátia Branquinho Psicóloga Clínica e da Saúde Psicóloga Clínica e da Saúde, PhD em Ciências da Educação na especialidade de Educação para a Saúde, Investigadora Pós-Doc pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH/UL) e do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da UL. Membro da rede internacional Health Behaviour in School-aged Children/Organização Mundial de Saúde (HBSC/OMS), tem especial foco na participação social juvenil, integrando o conselho consultivo do youth engagement da OMS. Atualmente é coordenadora executiva do estudo “#GeraçõesComVoz” ligado à promoção da justiça intergeracional e do projeto “Dream Teens powered by Jovem. |
Filipa Coelhoso Professora Coordenadora no ISCE Professora Coordenadora no ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Coordenadora da Licenciatura em Educação Social no ISCE, Técnica Superior de Educação Social, PhD em Psicologia da Saúde, Investigadora Pós-Doc pela Faculdade de Motricidade Humana, Investigadora da equipa Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nas áreas da saúde e promoção de comportamentos de saúde, promoção de competências pessoais e sociais, prevenção de comportamentos de risco, envelhecimento. Coordenadora do Projeto Dream Yold – Qualidade de vida e bem-estar sénior no espaço intergeracional e nos cenários de vida/Equipa Aventura Social, Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa.. |
Gina Tomé Psicóloga Clinica e da Saúde, Mestre em Terapias Cognitivas e Comportamentais Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). Investigadora Auxiliar FMH/ULisboa; Investigadora da equipa do projeto “Aventura Social”, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa. |
|||
Inês Camacho
Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias Comportamentais e
Cognitivas
Inês
Camacho - Psicóloga Educacional, Mestre em Terapias
Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da
Educação especialidade em Educação para a Saúde pela
Faculdade de Motricidade Humana (FMH, UL). |
Luis Picado Presidente do ISCE e membro da EQUIPO PREVENGO - Universidad Miguel Hernández de Elche. Doutor em Psicologia e Professional Certified Coach. Tem acompanhado dirigentes e atletas em processos de alto desenvolvimento e realizado consultoria a diversas entidades. |