| APRESENTAÇÃO
O Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Hoteleira e Alojamento assenta numa formação técnica sólida que visa dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, nomeadamente da portaria/receção, andares/quartos e lavandaria/rouparia.O diplomado será assim um quadro técnico superior qualificado para o exercício de funções altamente especializadas e de supervisão, garantindo a qualidade do serviço e a maximização da capacidade de alojamento de uma empresa hoteleira.
| ATIVIDADES PRINCIPAIS
- Supervisionar, coordenar e organizar as três secções do departamento de alojamento hoteleiro: front office, andares e lavandaria, garantindo a qualidade dos serviços;
- Contribuir para a definição e implementação de mecanismo de controlo do circuito de mercadorias, incluindo normas de recebimento, armazenagem e requisição de mercadorias, bem como padrões de organização e serviço;
- Definir preços de custo, preços de venda e apurar e gerir os resultados financeiros do departamento de alojamento;
- Definir a política comercial do departamento de alojamento, garantindo a qualidade dos serviços e a orientação para o cliente;
- Contribuir para a definição de uma política de recursos humanos eficaz e produtiva;
- Definir uma política de comunicação e de apresentações públicas, escrita e oral, que permita igualmente uma negociação eficaz com clientes, fornecedores, parceiros, chefias e colegas de trabalho;
- Supervisionar, coordenar e organizar a gestão da carteira de clientes e de negócios.
| Saídas Profissionais
- Estabelecimentos Hoteleiros e Aparthotéis
- Pousadas
- Conjuntos Turísticos e Resorts
- Aldeamentos e Apartamentos Turísticos
- Estabelecimentos de hospedagem (hostels)
- Empresas de Animação Turística e Animação Hoteleira
- Empresas ligadas à Organização de Eventos de
diferentes naturezas
- Estabelecimentos de Restauração e Bebidas
- Centros de Congressos
- Cruzeiros
| PLANO DE ESTUDOS
Unidades Curriculares | Horas | Créditos |
1º Ano - 1º Semestre | ||
Inglês - Língua | 162 | 6 |
Regras e protocolo empresarial | 81 | 3 |
Iniciativa empresarial e empreendedorismo | 81 | 3 |
Gestão de equipas e relações interpessoais | 81 | 3 |
Português e Técnicas de Comunicação | 162 | 6 |
Fundamentos e Controlo de Gestão | 162 | 6 |
Gestão hoteleira e do alojamento - enquadramento, produtos e serviços | 81 | 3 |
1º Ano - 2º Semestre | ||
Gestão de comida e bebidas | 81 | 3 |
Contabilidade aplicada | 81 | 3 |
Lei e ética na atividade turística | 81 | 3 |
Negociação e E-commerce | 81 | 3 |
Animação Hoteleira e Organização de Eventos | 162 | 6 |
Sistema de gestão de contas de clientes | 162 | 6 |
Sistema de Gestão de Negócio | 162 | 6 |
2º Ano - 3º Semestre | ||
Tendências de hotelaria | 81 | 3 |
Operações Hoteleiras I - Receção e Reservas | 162 | 6 |
Operações Hoteleiras II - Andares e Lavandaria | 162 | 6 |
Higiene e Segurança no Alojamento | 81 | 3 |
Economia aplicada | 81 | 3 |
Gestão e controlo de custos | 81 | 3 |
Língua aplicada à gestão hoteleira de alojamento (Espanhol, Mandarim ou Russo) | 162 | 6 |
2º Ano - 4º Semestre | ||
Estágio | 810 | 30 |
Total | 3240 | 120 |