Acreditado pelo CCPFC, com o número CCPFC/CFE-3760/24, como formação especializada para docentes com mais de 5 anos de serviço.
| DURAÇÃO
2 semestres (60 ECTS)
| ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO
Domínio Cognitivo e Motor
| ENQUADRAMENTO
No âmbito do atual enquadramento legal e concetual das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a especialização em Educação Especial e Inclusiva: Domínio Cognitivo e Motor torna-se imprescindível para assumir, fundamentada e conscientemente, uma prática educativa verdadeiramente inclusiva.
| OBJETIVOS DO CURSO
No final do curso os alunos serão capazes de:
- Identificar as barreiras à aprendizagem;
- Mobilizar os recursos para a planificação/intervenção de atividades educativas e acesso ao currículo numa abordagem multinível;
- Valorizar a diversidade e desenvolver uma cultura escolar inclusiva com uma participação multidisciplinar;
- Aplicar saberes teóricos e teórico práticos sobre diferentes problemáticas ao nível do neurodesenvolvimento cognitivo e motor, da integração das aprendizagens, da comunicação, do comportamento e da investigação.
| DESTINATÁRIOS
Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais e terapeutas.
| PLANO DE ESTUDOS
Unidade Curricular/Módulo | ||
Carga horária |
ECTS |
|
1 Ano - 1º Semestre |
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Inclusão pelas Artes |
80 | 3 |
Educação Inclusiva |
80 | 3 |
Currículo, Diferenciação e Inclusão |
160 | 3 |
Perturbações da Comunicação, Linguagem, Leitura e Escrita |
240 | 9 |
Perturbações do Desenvolvimento |
160 | 6 |
OPÇÃO |
160 | 6 |
Intervenção Precoce |
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Educação Inclusiva e Transição para a Vida Ativa |
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1º Ano - 2º Semestre |
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Avaliação para as Aprendizagens e Inclusão |
160 | 6 |
Atividade Física Adaptada |
160 | 6 |
Tecnologias assistivas e Inclusão |
240 | 9 |
Metodologias de Investigação e Projetos em Educação |
240 | 9 |