Promoção da Igualdade de Género no Turismo
ENQUADRAMENTO
O ISCE, a GWT e o Turismo de Portugal, I. P. levam até si o novo curso de Pós-Graduação em Des)Igualdade de Género no Turismo, primeira formação pós-graduada que alia o turismo às questões da (des)igualdade de género.
Este curso de pós-graduação visa contribuir para a integração da perspetiva de género e diversidade no setor do turismo, abordagem fundamental nos conteúdos de qualquer disciplina académica. Esta formação fornecerá ferramentas técnicas e práticas para o exercício profissional da atividade turística na defesa da igualdade.
O turismo é um importante motor de desenvolvimento que oferece oportunidades de avançar rumo à inclusão e à igualdade e diversidade de género no setor, colaborando com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030. Esta atividade socioeconómica tem uma força de trabalho feminilizada que gera oportunidades para mulheres empresárias, tornando-se crucial analisar as desigualdades existentes no setor e os impactos gerados e passar por um processo de mudança que visa incorporar a perspetiva de género e diversidade em todos os aspetos, considerando o sistema de turismo como um todo.
A proposta académica de pós-graduação fornece o background teórico conceptual, assim como um conjunto de ferramentas técnico-práticas de análise crítica, que facilitam a incorporação da abordagem de género e a diversidade para erradicar as desigualdades no turismo.
OBJETIVOS
Com este curso, fornecer-se-ão instrumentos e informação técnico-científica atualizada e adequada para os domínios da transversalidade do género no turismo:
DURAÇÃO E CRONOGRAMA
DESTINATÁRIOS
Licenciados em qualquer área de formação. Estudantes e profissionais com necessidade de adquirir, aprofundar ou de atualizar conhecimento para alcançar a igualdade de género no contexto do desenvolvimento sustentável do turismo. Estudantes de Cursos de Especialização Tecnológica (CET). Cidadãos portugueses ou de nacionalidade estrangeira. Professores a lecionar em instituições nacionais ou estrangeiras que pretendam fomentar a igualdade de género. Operadores e outros Agentes de Turismo portugueses e estrangeiros que operem no mercado português. Estudantes de licenciatura e profissionais com interesse específico num dos domínios de formação, poderão frequentar módulos avulsos nesta pós-graduação.
CALENDÁRIO
SAÍDAS PROFISSIONAIS
REGIME GERAL
Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos de estudos pós-graduados os alunos que reunirem as seguintes condições:
As provas de admissão são realizadas pelo Departamento de Turismo do ISCE e consistem em:
O candidato deverá entregar os seguintes documentos para formalizar a sua candidatura a este curso:
Plano de Estudos


